O Gerenciamento dos Recursos Humanos nas Pequenas Empresas da Indústria da Construção Civil: A Educação Corporativa como um diferencial Competitivo.

Autores

  • claudio mendes
  • Luiz Carlos Brazil de Brito Mello

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a21652

Resumo

No Brasil o predomínio no setor da construção civil é de construtoras de pequeno porte (95,8%). A relevância desse segmento do setor impõe a necessidade de desenvolvimento e implementação de novas práticas de gestão, principalmente daquelas voltadas à adequada formação e qualificação dos seus recursos humanos, permitindo a essas pequenas empresas aumentar o nível de excelência e qualidade dos seus produtos, adequando-se, assim, às novas exigências do mercado. A pesquisa que alicerça o presente artigo foi realizada em um conjunto de empresas de pequeno porte da indústria da construção civil, subsetor de edificações, visando identificar como a gestão dos recursos humanos é realizada; o perfil dos seus gestores; a estrutura organizacional adotada e quais as principais características presentes na gestão nessas empresas. Os autores apresentam os principais fatores e ações que caracterizam a gestão do fator humano nessas empresas, consolidam a importância da metodologia utilizada estimulando os gestores e, principalmente, à alta direção, a repensarem os atuais modelos gerenciais adotados, priorizando o uso da Educação Corporativa como um diferencial competitivo. A partir da compreensão desses conceitos são apresentados os dados coletados através da pesquisa e as sugestões propostas visando o redirecionamento dos atuais modelos de gestão adotados pelo setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

mendes, claudio, & Brazil de Brito Mello, L. C. (2019). O Gerenciamento dos Recursos Humanos nas Pequenas Empresas da Indústria da Construção Civil: A Educação Corporativa como um diferencial Competitivo. Ensino, Saude E Ambiente, 12(2). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a21652

Edição

Seção

Artigos