O uso didático de texto de Divulgação Científica nas escolas: discutindo o consumo de antibióticos

Monique Schulz, Eline Deccache-Maia

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições e limitações da inserção didática de textos de Divulgação Científica (DC) para o Ensino de Ciências e a Educação em Saúde, especialmente considerando a abordagem do uso racional de antibióticos. Para tanto, foi realizada uma aula utilizando um texto de DC em turmas de Ensino Fundamental II de duas escolas com contextos sociais distintos e, por meio da observação participante, trazemos colocações sobre seu desenvolvimento. Nossas observações nos sugerem que a abordagem do texto de DC possibilitou ricas discussões e trouxe um melhor entendimento por parte dos alunos acerca do tema proposto, ainda que tenhamos notado algumas limitações. Esperamos que o trabalho desenvolvido contribua para uma melhor compreensão sobre as vantagens da inclusão de textos de DC (TDC) em sala de aula, especialmente no que tange à abordagem de assuntos interdisciplinares que envolvam Educação em Saúde.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a25587

Apontamentos

  • Não há apontamentos.