A UTILIZAÇÃO DAS TDIC COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA NO ENSINO DE QUEDA LIVRE

ADRIANA DA SILVA FONTES, MICHEL CORCI BATISTA, Roseli Constantino Schwerz, Marcos Cesar Danhoni Neves

Resumo


Este trabalho foi elaborado com a finalidade de compartilhar com os professores de física e com os licenciandos, uma forma de trabalhar o conteúdo de Queda livre, através de simulações com softwares e aplicativos para Smarphones free, visando fornecer três opções diferentes de trabalhar o mesmo conteúdo, explorando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), para que possam escolher qual aplicar com seus alunos, objetivando motivar os alunos, proporcionar o processo de ensino-aprendizagem, gerar maior interação entre professores e alunos, observar as concepções dos futuros professores sobre as aulas experimentais de física e fornecer informações a respeito das TDIC no ensino de física. Tudo isso considerando o baixo custo e a alta qualidade acadêmica. A atividade foi aplicada a alunos do curso de licenciatura em química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, durante a disciplina de física 1. Para a coleta de dados utilizamos mapas conceituais, questionários e diário de campo e, para análise dos dados seguimos os pressupostos da pesquisa qualitativa, com aspectos da pesquisa exploratória. Os softwares escolhidos foram o Algodoo e Tracker e os aplicativos Free Fall Simulator e acelerômetro. Para cada um deles, foram montadas simulações que exploraram os programas de forma qualitativa, por meio da análise de objetos. Ao final foi aplicado um questionário visando avaliar as impressões dos alunos sobre os recursos disponibilizados. Os resultados colhidos indicaram que os alunos não conheciam essas ferramentas e sentiram-se motivados a utilizá-las, em especial o aplicativo para simulação de queda livre, em função da acessibilidade e de estarem mais acostumados a manusear o Smartphone, em segundo destaca-se o software Algodoo, em função das simulações serem atraentes e o programa de fácil manuseio.


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DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i3.a27133

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