DISCUTINDO CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Terezinha Marisa Ribeiro Oliveira, Carmem Lúcia Costa Amaral

Resumo


A preocupação com o meio ambiente em nossa sociedade é crescente, seja nos veículos de comunicação em massa ou mesmo em revistas especializadas e a escola não pode ficar fora dessa preocupação. Para isso é importante que o professor tenha conhecimento de conceitos que envolvem a Educação Ambiental. Desta forma, este artigo descreve o resultado de uma experiência realizada com professores do Ensino Fundamental e Médio que teve como objetivos discutir alguns conceitos de Educação Ambiental. O objetivo dessa discussão foi que os professores de todas as áreas percebessem a educação ambiental como tema transversal e propusessem ações que poderiam ser desenvolvidas na escola. Os conceitos de educação ambiental escolhidos para essa discussão foram os de Loureiro (2004), Sato et al. (2005), Sorrentino et al.  (2005), Quintas (2008), Layrargues (2002), Mousinho (2003) e Trein (2008) que estão disponíveis no portal do Ministério do Meio Ambiental. Essa experiência foi desenvolvida em uma escola pública localizada no estado de São Paulo e envolveu 35 professores de todas as áreas do conhecimento. Os resultados evidenciaram que os professores não conheciam esses conceitos e que somente os de Biologia e Ciências desenvolviam projetos de EA de forma isolada. A partir do estudo e discussão desses conceitos, esses professores compreenderam que a educação ambiental deve ser desenvolvida na escola de forma transversal e interdisciplinar e que deve ser incorporada ao Projeto Político Pedagógico da Escola.

 


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DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a27174

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