CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE SOBRE O PERCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i3.a28064

Resumo

Um dos fatores importantes no trabalho docente é a confiança, ou crença, que o sujeito tem em suas capacidades para ensinar e sobre seu papel no processo de ensino e aprendizagem. A literatura aponta que a percepção de autoeficácia influencia nas escolhas, motivações, frequência e formas de mobilização em uma prática docente (EVANS et al., 2014; WOOLFOLK HOY et al., 2009). Desta forma, observar o percurso dos professores em formação em relação à suas crenças de autoeficácia docente, e como elas podem ser afetadas quando são introduzidos em contextos reais, pode ser importante para os cursos de formação de professores. Este trabalho procura identificar as fontes das crenças de autoeficácia dos professores de Física em formação, analisando como fontes das crenças foram impactadas pelas atividades realizadas no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A metodologia de trabalho envolveu o uso do referencial da Teoria Social Cognitiva de BANDURA (1997) para analisar as crenças e de BAKHTIN (1984) para atribuir sentido à fala dos participantes. Os resultados apontam que uma mudança nas fontes de crenças de autoeficácia como consequência da interpretação que os licenciandos fizeram dos resultados de suas interações na escola básica.

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Biografia do Autor

Raul dos Santos Neto, Licenciatura em Física do Centro Federal de Educação TEcnológica Celso Suckov da Fonseca-CEFET-RJ/Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde-UFRJ

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Ensino de Ciências e da Saúde pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI) e Licenciado em Física pela UERJ; Professor do Curso de Licenciatura em Física do CEFET-RJ, Campus Petrópolis.

Marcelo Bernardo de Lima, Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde-UFRJ

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Miriam Struchiner, Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde-UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade de Boston, USA; Professora Associada III do NUTES/UFRJ; 
Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas
Universidade Federal do Rio de Janeiro e Líder do grupo de pesquisa "Pesquisa e Desenvolvimento de Ambinetes Construtivistas de Aprendizagem Presenciais e a Distância com uso de Tecnologias da Informação e Comunicação/ CnPq

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

Santos Neto, R. dos, de Lima, M. B., & Struchiner, M. (2019). CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE SOBRE O PERCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. Ensino, Saude E Ambiente, 12(3). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i3.a28064

Edição

Seção

Artigos