CONTEXTUALIZANDO AQUECIMENTO GLOBAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS LUDICAMENTE: ALGUMAS PERCEPÇÕES DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Elienae Genésia Corrêa Pereira, ALexandre de Gusmão Pedrini, Helena Amaral da Fontoura

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados iniciais de um estudo em andamento que analisa e discute, em um contexto de Educação Ambiental (EA) com enfoque crítico, as ações antrópicas e naturais que afetam o fenômeno aquecimento global e suas consequências nos ecossistemas e na vida humana, além de atuar no processo de formação continuada de docentes das séries iniciais do ensino fundamental, envolvendo também os seus alunos. O instrumento metodológico usado nesta etapa inicial foi uma atividade de resposta imediata, onde os professores puderam expor suas percepções e concepções latentes, relacionadas ao aquecimento global e ao papel da comunidade escolar em uma perspectiva de EA. Os resultados indicam que o grupo estudado tem conhecimento superficial sobre o tema central do estudo e uma visão ainda conservadora da EA, além de se perceberem despreparados para atuarem dentro desse enfoque. Foi constatado que os participantes compreendem a importância de discutir as questões ambientais na escola, buscando por novos saberes e metodologias para, assim, incluí-las em suas práticas pedagógicas e também desenvolverem ações de EA.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a28584

Apontamentos

  • Não há apontamentos.