LEVANTAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DAS ANALOGIAS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, COM ENFOQUE NO TEMA GENÉTICA

Lucy Kalamar, Camila Juraszeck Machado

Resumo


Analogias são ferramentas utilizadas para facilitar a aprendizagem, estas são frequentes nas aulas de biologia, pois fazem conexão entre duas situações com padrão de relação comum entre ambas. As analogias devem ser usadas quando o conceito alvo é difícil de ser explicado ou compreendido, precisam ser simples e com linguagem clara, caso contrario, podem dificultar o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi investigar as analogias presentes no conteúdo de Genética, em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2013. O presente tema foi escolhido por ser considerado de difícil compreensão por grande parte dos alunos. Para isso, foi realizada a leitura e análise dos capítulos referentes ao tema, e identificadas 42 analogias nas 8 obras analisadas, as quais foram quantificadas e classificadas. Verificamos que certos autores adotam mais esse recurso didático quando comparado a outros autores. Observamos ainda que as analogias do tipo simples são as que mais se destacam nos livros didáticos.


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DOI: https://doi.org/10.22409/esa.v7i3.208

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