A saúde mental e a subjetividade-cidadã

Autores

  • Antonio Carlos de Souza Leão Galvão França Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Saúde Mental, Clínica ressocializadora, Subjetividade, Cidadania

Resumo

A questão da subjetividade, no campo da Saúde Mental voltada para a inclusão social, é indissociável da consideração da cidadania da clientela atendida. O autor busca analisar a concepção de uma subjetividade-cidadã a partir de sua experiência de formação profissional, da participação de usuário de serviço em debate sobre a capacitação profissional em Saúde Mental e de considerações de outros autores relacionados ao tema. Ressalta-se a importância da permanente articulação entre teoria e prática na consolidação dessa perspectiva, pois a ressocialização demanda que a efetiva legitimação da fala de usuários, familiares e técnicos aconteça no cotidiano dos serviços, concomitantemente à construção de canais de interlocução com a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos de Souza Leão Galvão França, Universidade de Brasília

Graduado Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília em 1998; defendeu dissertação de Mestrado, sob orientação do Professor Doutor Norberto Abreu e Silva Neto, em julho de 2001 com o título “Fundamentos para uma clínica ressocializadora: análise de uma experiência de Residência em Saúde Mental no DF”, em que analisa Curso de Educação Profissional em Saúde Mental aos Moldes da Residência Multiprofissional, realizado, na Fundação Hospitalar do Distrito Federal entre novembro de 1998 e novembro de 2000.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

FRANÇA, A. C. DE S. L. G. A saúde mental e a subjetividade-cidadã. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 129-134, 4 out. 2008.