A criança celestial: perambulações entre Aruanda e o inconsciente coletivo

Autores

  • Júlia Ritez Martins FFCLRP-USP
  • José Bairrão FFCLRP-USP

Palavras-chave:

ethnopsychology, jungian analysis, umbanda, puer, child

Resumo

Tendo em vista que a religião umbandista expressa e explicita etnoteorias psicológicas brasileiras, esta pesquisa visou explicitar os sentidos associados a sua concepção do infantil, mediante o estudo de um dos principais personagens do seu panteão, os espíritos de crianças. Para efeito de contraste e no intuito de auxiliar a organizar as concepções umbandistas tomou-se como referência a psicologia junguiana. Combinou-se a observação participante com a realização de entrevistas com praticantes da religião e com médiuns em transe de espíritos infantis.  Encontrou-se que esses espíritos revelam-se principalmente por formas não verbais de comunicação. As aproximações no plano da significação entre o arquétipo do puer e a manifestação espiritual de crianças na umbanda devem ser feitas com cuidado e a assimilação destas àquele só pode ser feita mediante uma sobreposição de uma concepção de psíquico a uma etnoteoria diversa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Ritez Martins, FFCLRP-USP

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. 

José Bairrão, FFCLRP-USP

Psicólogo e fisósofo. Professor Doutor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

MARTINS, J. R.; BAIRRÃO, J. A criança celestial: perambulações entre Aruanda e o inconsciente coletivo. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 3, p. 487-506, 30 dez. 2009.

Edição

Seção

Artigos