Plantão psicológico no CRAS em Poços de Caldas

Autores

  • Saulo Tavares Mota PUC Minas campus Poços de Caldas
  • Tommy Akira Goto PUC Minas campus Poços de Caldas

Palavras-chave:

Clínica Ampliada. Psicólogos no CRAS. Clínica-Escola da PUC Minas.

Resumo

Acompanhando novas demandas, o curso de psicologia da PUC-Minas campus Poços de Caldas estabeleceu novas possibilidades de atuação e intervenção, rompendo barreiras do fazer clínico tradicional e indo em direção a uma concepção de “clínica-ampliada” a partir do Plantão Psicológico. Pretende-se aqui descrever a experiência dissidente de atendimento a população no formato de Plantão Psicológico num Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no município de Poços de Caldas. A experiência proporcionou aos alunos um contato com alguns desafios de articular novas práticas em espaços insólitos do atuar do psicólogo, bem como a produção de conhecimento acerca dessas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Tavares Mota, PUC Minas campus Poços de Caldas

Graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas. Possui experiência de atuação na Secretaria Municipal de Assistência Social e no Centro de Referência da Assistência Social, além de intervenções psicossociais e socioanalíticas em grupos, organizações e instituições.

Tommy Akira Goto, PUC Minas campus Poços de Caldas

Doutor em Psicologia pela PUC-CAMPINAS, Mestre em Filosofia e Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos. Atualmente é professor da PUC-Minas Gerais - Poços de Caldas e membro-colaborador da CLAFEN. Tem experiência docente na Psicologia, com ênfase em Psicologia Fenomenológica, além disso tem atuado e pesquisado as seguintes áreas: fenomenologia e psicologia, epistemologia da psicologia, fenomenologia da religião, psicologia da religião e teologia fenomenológica.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

MOTA, S. T.; GOTO, T. A. Plantão psicológico no CRAS em Poços de Caldas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 3, p. 521-530, 30 dez. 2009.

Edição

Seção

Artigos