A paixão de fazer: saúde mental e dispositivo grupal

Autores

  • Abrahão de Oliveira Santos UFF
  • Douglas Egidio Gomes Nechio

Palavras-chave:

Dispositivo grupo, saúde mental, promoção de saúde, subjetividade

Resumo

No presente trabalho, foi explorada uma experiência de estágio com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II – no interior do Estado de São Paulo. Trata-se de continuar a produção da reflexão da experiência de estágio e supervisão do projeto de saúde mental realizado nesse serviço do SUS. O interesse foi pensar os efeitos do dispositivo grupal e a produção de intervenções de produção de saúde e subjetividade, na esteira das ferramentas proposta por Nietzsche, Michel Foucault, Lourau, Gilles Deleuze e Canguilhem. Por essa via, o propósito foi realizar experimentações clínicas capazes de fazer frente às necessidades colocadas pela Reforma Psiquiátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abrahão de Oliveira Santos, UFF

Graduado em Psicologia pela Universidade federa da Paraíba. Mestrado e doutorado pela PUC-SP. Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense no Dep. de Psicologia. Pesquisador em Saúde Mental, sociedade e subjetivação e desenvolve pesquisa e oficinas em gestão coletivas dos sonhos.

Douglas Egidio Gomes Nechio

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Hermínio Ometto.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Como Citar

SANTOS, A. DE O.; NECHIO, D. E. G. A paixão de fazer: saúde mental e dispositivo grupal. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 1, p. 127-140, 1 maio 2010.

Edição

Seção

Artigos