Especialistas advertem: o pai é importante para o desenvolvimento infantil

Autores

  • Inês Hennigen Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

discurso, infância, paternidade, gênero, especialistas

Resumo

Discuto resultados de pesquisa que buscou conhecer os discursos da mídia sobre paternidade e seus efeitos nos modos de subjetivação. Aqui abordo um dos enunciados identificados: a criança é um ser em desenvolvimento e por isto precisa de seu pai. Focalizo quatro aspectos: a importância da noção de desenvolvimento para a codificação da infância e o controle social de crianças e adultos; a forma como as posições de pais e mães foram sendo construídas como lugares distintos e hierarquicamente díspares; as transformações nas posições sociais de crianças e pais; a crescente primazia do saber/poder dos especialistas frente ao saber parental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Hennigen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente do PPG em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Como Citar

HENNIGEN, I. Especialistas advertem: o pai é importante para o desenvolvimento infantil. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 1, p. 169-184, 1 maio 2010.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)