Uma anotação à clínica: Gilles Deleuze, esquizofrenia e sua positividade

Autores

  • Maria Elizabeth Barros UFES
  • Juan Carlos Peixoto Pereira Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Deleuze, clínica, esquizofrenia

Resumo

O artigo trata a questão da esquizofrenia, tomada como um signo negativo quando se instala como patologia no campo das psicoses. Afirma que o discurso médico psiquiátrico celebrou seu advento e comemorou tais possibilidades que o pensamento ‘freudo-bleuleriano’ abriu e desvelou. Considera que a carreira da esquizofrenia, atravessando o movimento político da antipsiquiatria, confrontou-se com outra sorte de experiências, sendo registrada segundo uma nova lógica que, sob as condições impostas pelo acontecimento freudiano, transformou o saber no século XX. Afirma que Gilles Deleuze compreendeu esse aturdimento, recolheu a parte que lhe cabia e documentou-a, em particular em sua obra Lógica do Sentido quando inverteu a polaridade dos signos, positivando a esquizofrenia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Barros, UFES

Professora do Departamento de Psicologia e dos programas de pós graduação em Psicologia Institucional e em Educação da Universidade Federal do ES

Juan Carlos Peixoto Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do ES

Publicado

2010-08-30

Como Citar

BARROS, M. E.; PEREIRA, J. C. P. Uma anotação à clínica: Gilles Deleuze, esquizofrenia e sua positividade. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 2, p. 385-394, 30 ago. 2010.

Edição

Seção

Temáticas Diversas