Envelhecer atuando: bem-estar subjetivo, apoio social e resiliência em participantes de grupo de teatro

Autores

  • Marineia Crosara de Resende Universidade Federal de Uberlândia
  • Aline Alves Ferreira
  • Graciane Galli Naves
  • Fabiana Moraes Siqueira Arantes
  • Déborah Ferreira Maria Roldão
  • Kleber Galante Sousa Centro Evangélico de Reabilitação e Trabalho Orientado
  • Suely Aparecida Moura Abreu

Palavras-chave:

gerontology, subjective well-being, social support, resilience

Resumo

Essa pesquisa, realizada com participantes do grupo de teatro “Os Mais Vividos”, objetivou: a) investigar o bem-estar subjetivo; b) averiguar a resiliência; c) levantar a percepção de suporte social; d) correlacionar as variáveis psicológicas apresentadas. Participaram 12 idosos (idade média 68 anos ± 10,57). Os Resultados indicaram que os participantes relatam bem estar subjetivo positivo, apresentam níveis de adaptação psicossocial positiva frente a eventos de vida importantes, avaliada pela resiliência e percebem suporte social nos aspectos emocional e prático. As correlações indicaram que quanto maior a idade, maior a resiliência apresentada por idéias de independência e determinação; quanto maior o tempo no grupo, maior a vitalidade; quanto maior a percepção de suporte social, maior o número de afetos positivos experimentados; quanto mais sentimentos positivos apresentam, maior o nível de satisfação com a vida; a medida que experienciam afetos negativos, tornam-se mais resilientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineia Crosara de Resende, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia

Aline Alves Ferreira

Economista (UFU, 1999) e Psicóloga (UNITRI, 2008) exercendo atividade na área clinica em consultório particular e no CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) da Prefeitura Municipal de Jaboticabal/SP. 

Graciane Galli Naves

Psicóloga pelo Centro Universitário do Triângulo

Fabiana Moraes Siqueira Arantes

Psicóloga Clínica e Social do Centro Evangélico de Reabilitação e Trabalho Orientado de Uberlândia - CERTO.

Déborah Ferreira Maria Roldão

Psicóloga pelo Centro Universitário do Triângulo

Kleber Galante Sousa, Centro Evangélico de Reabilitação e Trabalho Orientado

Psicólogo residente, área de concentração em oncologia - Programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.

Suely Aparecida Moura Abreu

Psicóloga pelo Centro Universitário do Triângulo. Especialista em Psicologia Transpessoal e Humanista, pela Universidade Metropolitana de Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2011-01-03

Como Citar

RESENDE, M. C. DE; FERREIRA, A. A.; NAVES, G. G.; ARANTES, F. M. S.; ROLDÃO, D. F. M.; SOUSA, K. G.; ABREU, S. A. M. Envelhecer atuando: bem-estar subjetivo, apoio social e resiliência em participantes de grupo de teatro. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 3, p. 591-608, 3 jan. 2011.

Edição

Seção

Artigos