Representações de mães adolescentes: Aspectos intergeracionais na relação mãe-criança

Autores

  • Stela Cabral
  • Daniela Levandowski

Palavras-chave:

maternidade, adolescência, representações maternas, transmissão intergeracional

Resumo

As vivências com a própria mãe e as representações sobre ela podem repercutir no exercício da maternidade e na construção da indentidade materna. Este trabalho analisou as representações de mães adolescentes sobre suas mães e os aspectos intergeracionais presentes na relação com o bebê, segundo a perspectiva psicanalítica. Três mães adolescentes primíparas com bebês de três e seis meses de idade, preencheram uma Ficha de Dados Sócio-Demográficos, responderam a Entrevista R (STERN et al. 1989) e foram observadas durante a amamentação do bebê. Foi realizada ainda uma entrevista com as mães dessas adolescentes. Os achados demonstraram a influência do modelo materno na relação estabelecida pelas adolescentes com seus bebês. Foram identificadas tanto identificações construtivas como alienantes na relação das adolescentes com as próprias mães. Esses resultados corroboram a literatura sobre o tema, que aponta a influência do modelo materno e das representações sobre a própria mãe no exercício do papel materno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela Cabral

Psicóloga clínica da área da infância e adolescência, mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS/RS.

Daniela Levandowski

Doutora em Psicologia pela UFRGS. Docente e pesquisadora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

CABRAL, S.; LEVANDOWSKI, D. Representações de mães adolescentes: Aspectos intergeracionais na relação mãe-criança. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 3, p. 543-562, 31 dez. 2012.

Edição

Seção

Artigos