Os laços feitos entre a linguagem e a subjetividade

Autores

  • Leonardo Pinto de Almeida Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Linguagem, Literatura, Subjetividade

Resumo

Esta resenha apresenta o livro "Nudos del lengaje: cuerpo, escritura" de Juan Carlos Gorlier. Este livro tece uma compreensão consistente das relações entre linguagem, literatura, subjetividade e corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pinto de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) com estágio de doutorado sanduíche no Centre de Recherche sur la Lecture Littéraire da Universidade de Reims Champagne-Ardenne (2005). Realizou o pós-doutorado em Psicologia, com a pesquisa "Leitura literária: para uma análise das relações entre a experiência literária, a produção de subjetividade e a ontologia política", pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e sob o financiamento do CNPq, bolsa PDJ (2008). Autor do livro "Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária" (Juruá, 2009). Publicou 22 artigos em periódicos especializados nas áreas de psicologia, letras, comunicação social, filosofia e ciência da informação, escrevendo principalmente sobre os seguintes temas: experiência literária, escrita e leitura, autoria, literatura, história da leitura, internet, liberdade, linguagem e construção de subjetividade, estudos contemporâneos da subjetividade e psicologia clínica. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Referências

BLANCHOT, M. A conversa infinita, a palavra plural. (Vol. 1). SP: Escuta, 2001.

GORLIER, J.C. Nudos del lengaje: cuerpo, escritura, voz. Mar del Plata: EUDEM, 2011.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

ALMEIDA, L. P. DE. Os laços feitos entre a linguagem e a subjetividade. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 3, p. 657-660, 31 dez. 2012.

Edição

Seção

Resenha