Cartografia imaginada da Mangueira

Carmen Opipari, Sylvie Timbert

Resumo


Propomos nesse artigo percorrer os meandros da pesquisa de campo que realizamos, na cidade do Rio de Janeiro, com crianças moradoras do morro da Mangueira e integrantes de sua Escola de Samba. Focamos os desdobramentos teóricos forjados na elaboração coletiva de uma metodologia de pesquisa na qual, tendo a imagem como suporte e objeto de reflexão, deixamo-nos guiar pelos percursos que fizemos com algumas destas crianças na montagem de disposivos (desenhos, histórias e vídeo) que permitiram traçar uma cartografia imaginada da Mangueira. Aprendizes de cartógrafos, seguimos as crianças, nossos guias, no labirinto de seu morro, deixamo-nos afetar pela intensidade de uma cor, a fragilidade de uma palavra, a poesia de uma história, compomos com eles um caleidoscópio, sempre precário, prestes a balançar na direção de outras imagens.


Palavras-chave


criança; favela; cartografia; violência; imagem

Texto completo:

PDF

Referências


PASSOS, E.; BENEVIDES DE BARROS, R. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.

BIRMAN, P. Spectacle de la violence et construction de la peur au Brésil. Revue Chimères, Paris, n. 51, p. 69-81, 2003.

CAIAFA, J. Aventura das cidades: ensaios e etnografias. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. L’anti-Œdipe. Paris: Minuit, 1972.

GONÇALVES, M. A. O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008.

JACQUES, P. B. Estética da Ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007.

O MORRO da Mangueira como é. Direção: Carmen Opipari e Sylvie Timbert. HD (52 min), Rio de Janeiro: [s.n.], 2010. Distribuição: opiparitimbert@hotmail.com.

MOSSO, mosso - Jean Rouch Comme si... Direção: Jean-André Fieschi. França: [s.n.], 1997. Episódio de TV (73 min), documentário.

VAZ, P. Vítima virtual e medo do crime. Trajectos-Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Lisboa, v. 7, p. 95-106, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

Apoio:



Indexadores:



Arquivamento:



Facebook: