A pesquisa intervenção como exercício ético e a metodologia como paraskeué

Jéssica Prudente, Jaqueline Tittoni

Resumo


A partir da leitura dos estudos de Michel Foucault sobre a ascese como exercício ético e a paraskeué como equipamento deste exercício, traçamos possíveis relações destes elementos teóricos com as estratégias metodológicas propostas pela pesquisa intervenção e pela intervenção fotográfica. A reflexão teórica deste estudo sugere que tais estratégias são condições de possibilidade para que o processo da pesquisa se constitua como um exercício ético. As referências teóricas estão baseadas no livro “A Hermenêutica do Sujeito” de Michel Foucault e em artigos sobre a pesquisa intervenção e a intervenção fotográfica, indicando esta metodologia como um “equipamento” da ascese na pesquisa.


Palavras-chave


pesquisa intervenção; intervenção fotográfica; ascese; paraskeué

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, K. F. de; ROCHA, M. L. da. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia Ciência e Profissão, [S.l.], 2003, v. 23, n. 4, p. 64-73.

BAREMBLITT, G. F. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Record - Rosa dos Tempos, 1998.

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

DELEUZE, G. O que é um dispositivo? In: ______. O mistério de Ariana: cinco textos e uma entrevista de Gilles Deleuze. Lisboa: Passagens, 1996. p. 83-96.

DELEUZE, G. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005a.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005b.

FOUCAULT, M. La ética del cuidado de uno mismo como práctica de la libertad. In: ______. Hermenéutica del sujeto. La Plata: Altamira, 1996. p. 93-125.

FOUCAULT, M. A escrita de si. In: ______. Ética, Sexualidade, Política. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a. Coleção Ditos & Escritos, v. 5, p. 144-162.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006b.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. 19. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2009. v. 1.

LOURAU, R. René Lourau: analista institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec, 2004.

SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TITTONI, J. (Org.). Psicologia e fotografia: experiências em intervenções fotográficas. Porto Alegre: Dom Quixote, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

Apoio:



Indexadores:



Arquivamento:



Facebook: