Identidades narrativas: construindo sentidos na travessia da juventude

Autores

  • Mirela Figueiredo Iriart Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Ana Cecília De Sousa Bastos Universidade Federal de Bahia

Palavras-chave:

trajetórias de desenvolvimento, identidades narrativas, encontros significativos

Resumo

Baseado nas perspectivas semiótica e sistêmica e na abordagem dialógica do desenvolvimento humano, este estudo teve como objetivo compreender as configurações do self, ao longo de trajetórias desenvolvimentais de jovens, vivendo em condição de vulnerabilidade social. O self é entendido através da construção narrativa, como resultado da negociação de significados interpessoais e intrapessoais, dialogicamente, ao longo do tempo e do espaço. Três entrevistas narrativas com jovens, em diferentes contextos de formação (ONG, grupo de capoeira, Centro Sócio Educativo) na cidade de Salvador-BA foram selecionadas como casos exemplares. A partir de encontros com outros significativos e através da mobilidade das redes de significação, ao longo das transições desenvolvimentais, as narrativas dos jovens apontaram para possibilidades de ressignificação de eventos críticos e para a construção de novidade psicológica. Concluiu-se que através da experiência narrativa foi possível negociar as I-positions, reconfigurando o self dialogicamente e ampliando as perspectivas de futuro.

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Biografia do Autor

Mirela Figueiredo Iriart, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora adjunta do Departamento de Educação

Mestrado Em Educação

Doutora em Saúde Coletiva (ISC/UFBa)

Ana Cecília De Sousa Bastos, Universidade Federal de Bahia

Programa de Pós graduação em Psicologia

Instituto de Psicologia

Programa de Pós graduação em Família na Sociedade Contemporânea

Universidade Católica de Salvador

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Publicado

2014-04-30

Como Citar

IRIART, M. F.; BASTOS, A. C. D. S. Identidades narrativas: construindo sentidos na travessia da juventude. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 1, p. 71-88, 30 abr. 2014.

Edição

Seção

Artigos