Estudos sobre a teoria histórico-cultural e suas implicações educacionais

Autores

  • Elizabeth Tunes Universidade de Brasília

Palavras-chave:

teoria histórico-cultural, psicologia, educação

Resumo

No presente texto são esboçados os fundamentos teóricos de um programa de pesquisa intitulado “Estudos sobre a teoriahistórico-cultural e suas implicações educacionais”. Privilegia-se o eixo interpretativo ancorado na antropologia filosóficade Martin Buber por haver convergência de ideias entre ele e Vigotski, principalmente, no exame de questões do campo daeducação. Para ambos estudiosos, a vida de relações é a fonte de humanização do homem; a educação é essencialmentediálogo e sua missão é nutrir possibilidades relacionais. Os estudos e pesquisas realizados no interior do referido programavisam ao exame crítico e à interpretação da teoria histórico-cultural, buscando-se compreender as suas principais formulaçõesno momento inaugural, na União Soviética, bem como seus desdobramentos, na atualidade, em campos da educação ligadosàs artes, às ciências e às humanidades. São apresentados, ao final, resumos de estudos e pesquisas realizados no âmbito doprograma, com o intuito de ilustrar o enfoque adotado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Tunes, Universidade de Brasília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisador associado da Universidade de Brasília e professora do Centro Universitário de Brasília. Sua atividade de pesquisa focaliza, principalmente, os seguintes temas: conhecimento científico e conhecimento escolar, relação professor-aluno, aprendizagem e desenvolvimento, desenvolvimento psicológico atípico e deficiência mental, processos de escolarização e o significado social da escola.

Referências

BARTHOLO JR., R. Você e Eu: Martin Buber, presença palavra. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

BARTHOLO JR., R.; TUNES, E.; TACCA, M. C. V. R. Vygotsky’s and Buber’s pedagogical perspectives: some affinities. Educational Philosophy and Theory (Print), [S.l.], v. 42, p. 867-880, 2010.

BLANCK, G. Prefácio. In: VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BUBER, M. Eu e Tu. Tradução de Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Cortez e Moraes, 1977.

MURPHY, D. Martin Buber’s philosophy of education. Dublin: Irish Academic Press, 1988.

TUNES, E.; BARTHOLO JR., R. S. Da constituição da consciência a uma Psicologia ética: alteridade e zona de desenvolvimento proximal. In: SIMÃO, L. M.; MITJÁNS, A. (Org.). O outro no desenvolvimento humano: diálogo para a pesquisa e a prática profissional em Psicologia. São Paulo: Pioneira Learning Thomson, 2004.

TUNES, E.; TACCA, M. C. V. R.; BARTHOLO JR., R.S. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v. 35, n. 126, p. 689-698, set./dez. 2005.

VYGOTSKY, L. S. Concrete Human Psychology. Soviet Psychology, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 53-77, 1989.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2015-01-31

Como Citar

TUNES, E. Estudos sobre a teoria histórico-cultural e suas implicações educacionais. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 7-11, 31 jan. 2015.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)