Modos de vida da população em situação de rua: inventando táticas nas ruas de Vitória/ES

Autores

  • Gilderlândia Silva Kunz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Lucia Heckert Universidade Federal do Espírito Santo
  • Silvia Vasconcelos Carvalho Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

população em situação de rua, políticas públicas, direitos sociais

Resumo

Este artigo visa compartilhar análises acerca dos modos de vida da população de rua. A pesquisa realizada abarcou três momentos: o primeiro visou uma aproximação com moradores de rua para mapear as políticas que atravessam a vida nas ruas; o segundo objetivou o mapeamento dos grupos em situação de rua, destacando as paisagens urbanas com as quais efetua relações sociais; um terceiro momento: em que conversamos de forma mais detalhada com alguns moradores de rua acerca das táticas e astúcias que tecem em seu cotidiano de vida. A pesquisa mostrou que a população de rua reinventa espaços e objetos em seu cotidiano de vida nas ruas, driblando proibições e limites, ressignificando objetos, lugares e usos, bem como produzindo desenhos variados no tecido urbano. A pesquisa também evidenciou as práticas de intolerância e violência contra a população em situação de rua, bem como a violação de seus direitos sociais e políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilderlândia Silva Kunz, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional. Assistente Social.

Ana Lucia Heckert, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Psicologia/UFES e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional/UFES

Silvia Vasconcelos Carvalho, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Psicologia/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional/UFES

Referências

ALVAREZ, J.; PASSOS, E. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 131-149.

BAPTISTA, L. A. A cidade dos sábios: reflexões sobre a dinâmica social nas grandes cidades. São Paulo: Summus, 1999.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004. Brasília: MDS, 2005.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Rua: aprendendo a contar - pesquisa nacional sobre a população em situação de rua. Brasília: Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2009a. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/gestaodainformacao/disseminacao/avaliacao-e-monitoramento/2009/rua-aprendendo-a-contar-pesquisa-nacional-sobre-a-populacao-em-situacao-de-rua/arquivos/rua.pdf/download>. Acesso em: 30 jun. 2011.

BRASIL. Política nacional de inclusão social da população em situação de rua. 2009b. Disponível em: <http://www.recife.pe.gov.br/noticias/arquivos/2297.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2011.

CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CERQUEIRA. M. B. Pobres, resistência e criação: personagens no encontro da arte com a vida. São Paulo: Cortez, 2010.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. v. 1.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. v. 2.

D’ÁVILA, R. Vidas insurgentes na cidade-casa. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional)__Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. v. 1.

FONSECA, T. M. G. A cidade subjetiva. In: FONSECA, T. M. G.; KIRST, P. G. (Org.). Cartografias e devires. Porto Alegre: UFRGS, 2003. p. 62-68.

FUGANTI, L. A formação do pensamento ocidental: aula 1 de 29/3/2001. Disponível em: <http://escolanomade.org/pensadores-textos-e-videos/fuganti-luiz/a-formacao-do-pensamento-ocidental-aula-1>. Acesso em: 23 maio 2011.

GOMES, R. C. M. Gente caracol: a cidade contemporânea e o habitar as ruas. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional)__Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal de Porto Alegre, Porto Alegre, 2006.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolíticas: cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.

KASPER, C. P. Habitar a rua. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)__Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006.

LIMA, M. H. T. de. Cidade de papelão: mocós, cachangas e malocas. Vitória, ES: EDUFES, 1998.

MENDES, M. V. B. Um estudo sobre os territórios existenciais da população de rua de Belo Horizonte. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia)__Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

PASSOS, E.; BARROS, R. B. A. Cartografia como método de pesquisa-Intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.

SILVA, M. L. L. da. Trabalho e população em situação de rua no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

KUNZ, G. S.; HECKERT, A. L.; CARVALHO, S. V. Modos de vida da população em situação de rua: inventando táticas nas ruas de Vitória/ES. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 3, p. 919-942, 28 dez. 2014.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)