Formação em Psicologia Social: uma experiência de ensino/pesquisa/intervenção

Autores

  • Angela Maria Dias Fernandes Universidade Federal da Paraíba
  • Andrea Vieira Zanella Universiade Federal de Santa Catarina
  • Gabriel Bueno Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

formação, pesquisa-intervenção, psicologia social

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar e discutir um trabalho educativo em que foram experimentadas três estratégias de intervenção metodológica e teoricamente articuladas com um grupo de estudantes de psicologia. A concepção de “grupo como dispositivo” foi afirmada em todo o processo, sendo condição para a constituição de conexões e o processo de produção de sentidos. As experimentações engendradas na disciplina foram analisadas através de uma atividade de autoavaliação promovida ao final do semestre letivo, sendo as observações dos alunos indicativas da relevância da intervenção realizada para a formação crítica do profissional em psicologia.

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Biografia do Autor

Angela Maria Dias Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Psicóloga, Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano (USP) com estudos Pós-doutorais em Psicologia  (UFSC). Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Andrea Vieira Zanella, Universiade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Doutora em Educação (PUC/SP), com estudos pós-doutorais na Universitá Degli Studi di Roma La Sapienza. Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista de produtividade do CNPq.

Gabriel Bueno, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

FERNANDES, A. M. D.; ZANELLA, A. V.; BUENO, G. Formação em Psicologia Social: uma experiência de ensino/pesquisa/intervenção. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 2, p. 445-460, 31 ago. 2014.

Edição

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