A leitura literária e a encenação dos paradoxos da linguagem

Autores

  • Leonardo Pinto de Almeida Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

experiência literária, leitura, linguagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os paradoxos deflagrados na leitura literária. Mostramos que o paradoxo aponta para a dissolução das identidades fixas e do sentido único. Partindo da concepção da literatura como escrita transgressiva, procuramos compreender a dinâmica relativa à leitura literária à luz da noção de paradoxo. Concluirmos à luz do entendimento da leitura literária como cena paradoxal, que em sua experiência não há um sentido único, comportando inúmeras exegeses, nem identidades fixas, pois assinala para a evanescência do leitor, a morte do autor e o desmantelamento da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pinto de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) com estágio de doutorado sanduíche no Centre de Recherche sur la Lecture Littéraire da Universidade de Reims Champagne-Ardenne (2005). Realizou o pós-doutorado em Psicologia, com a pesquisa "Leitura literária: para uma análise das relações entre a experiência literária, a produção de subjetividade e a ontologia política", pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e sob o financiamento do CNPq, bolsa PDJ (2008). Autor do livro "Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária" (Juruá, 2009). Publicou 22 artigos em periódicos especializados nas áreas de psicologia, letras, comunicação social, filosofia e ciência da informação, escrevendo principalmente sobre os seguintes temas: experiência literária, escrita e leitura, autoria, literatura, história da leitura, internet, liberdade, linguagem e construção de subjetividade, estudos contemporâneos da subjetividade e psicologia clínica. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Referências

ALMEIDA, L. P. Escrita e leitura: a produção de subjetividade na experiência literária. Curitiba: Juruá, 2009.

BARTHES, R. A morte do autor. In: ______. O Rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 65-70.

BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BLANCHOT, M. L’entretien infini. Paris: Gallimard, 1969.

BLANCHOT, M. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

BLANCHOT, M. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

CARROLL, L. Alice no país das Maravilhas. Porto Alegre: LP&M, 2001.

CARROLL, L. Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. In: ______. Alice: edição comentada - Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002. p. 125-266.

COUTURIER, M. La figure de l’auteur. Paris: Seuil, 1995.

DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2000.

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ECO, U. Sobre algumas funções da literatura. In: ______. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 9-22.

FOUCAULT, M. La pensée du dehors. Revue Critique. Maurice Blanchot. Paris, v. 22, n. 229, p. 533-546, 1966.

FOUCAULT, M. Loucura, literatura, sociedade. In: MOTTA, M. B. da. (Org.). Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. Coleção Ditos e Escritos, v. 1, p. 210-234.

FOUCAULT, M. Prefácio à transgressão. In: MOTTA, M. B. da. (Org.). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001a. Coleção Ditos e Escritos, v. 3, p. 28-46.

FOUCAULT, M. O Que é um Autor? In: MOTTA, M. B. da. (Org.). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001b. Coleção Ditos e Escritos, v. 3, p. 264-298.

KUNDERA, M. Les testaments trahis. Paris: Gallimard, 1993.

MAUPASSANT, G. Apparition. In: ______. Le Horla et autres récits fantastiques. Paris: Librairie Générale Française, 2000. p. 89-97.

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NOILLE-CLAUZADE, C. Le style, textes choisis & présentés par Christine Noille-Clauzade. Paris: Flammarion, 2004.

PIEGAY-GROS, N. Le lecteur, textes choisis & présentés par Nathalie Piegay-Gros. Paris: Flammarion, 2002.

PROUST, M. Contre Sainte-Beuve. Paris: Gallimard, 1954.

SARTRE, J. P. Situations I: essais critiques. Paris: Gallimard, 1947.

Downloads

Publicado

2014-10-10

Como Citar

ALMEIDA, L. P. DE. A leitura literária e a encenação dos paradoxos da linguagem. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 4, p. 729-746, 10 out. 2014.

Edição

Seção

Dossiê Arte, Narrativas e Subjetividade - artigos