Eu, tu, ele(s), ela(s): Cartografando heteroconjugalidades na prática do swing

Autores

  • Andréa Marília Alves de Oliveira Universidade de Fortaleza
  • Fernando Altair Pocahy Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Sexualidade, heterossexualidade, gênero, conjugalidade, swing.

Resumo

As experimentações da sexualidade produzidas nas heteroconjugalidades contemporâneas têm vivido transições nos seus suportes afetivo-relacionais, maior flexibilização em suas hierarquias de gênero e enriquecimento das suas possibilidades institucionais. Problematizaremos a prática do swing como uma das linhas de tensionamento produzidas nesta agonística cultural, tomando como objeto de estudo hetero/casais em cenas eróticas ‘dissidentes’. O presente trabalho reflete as primeiras problematizações de uma pesquisa de mestrado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Nesta cena da pesquisa nos valemos de conversações entre interlocutoras/res swingers cearenses e uma das pesquisadoras. Os princípios do método do nosso estudo se (des)acomodam em perspectivas feministas e desde os estudos queer, assumindo um modo de análise em posição discursivo-desconstrucionista, a partir dos pressupostos foucaultianos da análise do discurso. Esta cartografia íntima nos permitiu acompanhar algo dos/nos trânsitos das relações hetero/conjugais contemporâneas e suas (dissidentes) performances de gênero e experimentações das sexualidades. De modo que assumimos, pelo instante, a ideia do swing como prática de subjetivação e modo de experimentação da heteroconjugalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Marília Alves de Oliveira, Universidade de Fortaleza

Doutoranda na Universidade de Fortaleza (Unifor) junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (vinculada ao Lesplexos - Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: casais, famílias e comunidades, sob coordenação da Profa. Dra. Normanda Araújo de Morais). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Mestra em Psicologia pela Unifor, com bolsa CAPES/PROSUP, do Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Docente - PRODAD - (vinculada ao Multiversos - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre corpo, gênero e sexualidade nos processos de subjetivação, sob coordenação do Prof. Dr. Fernando Altair Pocahy). Graduada em Psicologia pela Unifor, com bolsa Funcap (vinculada ao Lesplexos). Possui experiência em Psicoterapia Familiar com foco na abordagem sistêmica. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: casais, famílias, relações de gênero e sexualidade nos processos de subjetivação.

Fernando Altair Pocahy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd); realizou Pós-Doutorado junto ao PPG em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa CAPES/Reuni, vinculado ao NIGS - Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividade; Doutorado em Educação e Mestrado em Psicologia Social e Institucional, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa CAPES, vinculado respectivamente aos grupos GEERGE - Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero e ao Laboratório de Psicologia e Políticas Públicas. Fez estágio doutoral na Université Lumière Lyon 2 (Centre Louise Labé) França (bolsa CAPES) e período como doutorando visitante na École doctorale romande en Études Genre, Université de Lausanne, Suíça. Possui Especialização em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa da Fundação Maurício Sirotsky. É graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde foi bolsista de extensão da Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão (PROCEX). É pesquisador do Geni - Grupo de Estudos sobre Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades na Educação e na Saúde (UERJ) e do LIDIS - Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (UERJ) e bolsista da FAPERJ no programa Jovem Cientista do Nosso Estado. Tem realizado estudos e intervenções a partir de interlocuções entre Educação e Saúde, interessado principalmente nos seguintes temas: corpo, geração, gênero, sexualidade e interseccionalidades nos processos de subjetivação, utilizando-se de abordagens pós-estruturalistas em articulação com os Estudos Feministas, Estudos Queer e os Estudos Culturais Foucaultianos.

Referências

ARAÚJO, M. F. Diferença e igualdade nas relações de gênero: revisitando o debate. Rev. Psicol. Clin., Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 41-52, mar. 2005.

ARIÈS, P.; BÉJIN, A. Sexualidades ocidentais. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BÉRTOLO, S. A relevância da prática do swing na conjugalidade de um casal: estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado)__Universidade de Lisboa, Portugal, 2009.

BRAIDOTTI, R. Feminismo, diferencia sexual y subjetividade nómade. Barcelona: Gedisa, 2004.

COSTA, J. F. Sem fraude nem favor: estudos sobre o amor romântico. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

DINIZ, G. Conjugalidade e violência: reflexões sob uma ótica de gênero. In: FRÉRES-CARNEIRO, T. (Org.). Casal e família: permanências e rupturas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p.11-26.

ERIBON, D. Réflexions sur la question gay. Paris: Fayard, 1999.

FISCHER, R. M. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

GIDDENS, A. A transformação da intimidade. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1993.

GOLDENBERG, M. Infiel: notas de uma antropóloga. Rio de Janeiro: Record, 2006.

GOLDENBERG, M. De perto ninguém é normal. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.

HARAWAY, D. “Gênero” para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cadernos Pagu, n. 22, p. 201-246, 2004.

KASTRUP, V.; PASSOS, E. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 2, p. 263-280, 2013.

LOURO, G. L. Teoria Queer – uma teoria política pós-identitária para a educação. Rev. Estudos Feministas, v. 9, n. 2, p. 541-553, 2001.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOURO, G. L. Heteronormatividade e Homofobia. In. JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade Sexual Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 85-93.

LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MEYER, D. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: MEYER, D; PARAISO, M. A. (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012. p. 47-61.

POCAHY, F. A. Entre vapores e dublagens: dissidências homo/eróticas nas tramas do envelhecimento. 2011. Tese (Doutorado)__Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

POCAHY, F. A. Entre vapores & vídeos pornôs: dissidências homo/eróticas na trama discursiva do envelhecimento masculino. Rev. Estudos Feministas, v. 20, n. 2, p. 357-376, 2012.

POCAHY, F. A. “Pesquisa –aquendação”: derivas de uma epistemologia libertina, 2013. No prelo.

PCOCAHY, F. A.; NARDI, H. C. Saindo do armário e entrando em cena: juventudes, sexualidades e vulnerabilidade social. Rev. Estudos Feministas, v. 15, n. 1, p. 45-66, 2007.

RABINOW, P. Antropologia da Razão: ensaios de Paul Rabinow. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.

RICH, A. Compulsory heterosexuality and lesbian existence. Signs, v. 5, n. 4, p. 631-660, 1980.

SCHUCH, P. Multiplicando perspectivas e construindo verdades parciais. In: FLEISCHER, S; SCHUCH, P. (Org.). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: Letras Vivas, 2010. p. 91-98.

VANCE, C. A antropologia redescobre a sexualidade: um comentário teórico. Physis, Rev. Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p. 7-31. 1995.

WEID, O. Swing, o adultério consentido. Rev. Estud. Fem., v. 18, n. 3, set./dez. 2010.

WELTZER-LANG, D. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Rev. Estudos Feministas, v. 9, n. 2, p. 460-482, 2001.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. A. DE; POCAHY, F. A. Eu, tu, ele(s), ela(s): Cartografando heteroconjugalidades na prática do swing. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 3, p. 228-237, 25 nov. 2015.

Edição

Seção

Políticas sexuais e de gênero no contemporâneo