Cuidado em saúde no território na interface entre Saúde Mental e Estratégia de da Saúde Família

Autores

  • Solange Santana Vieira Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, Macaé, RJ
  • Claudia Elizabeth Abbês Baeta Neves Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i1/1375

Palavras-chave:

Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde, território, cuidado em saúde

Resumo

O artigo reflete sobre a complexidade do cuidado em saúde no território na intercessão entre a Saúde Mental e a Atenção Básica. Para tanto, problematiza o conceito de território, a partir das contribuições da geografia e da filosofia, afirmando-o em seu caráter processual e de experimentação no acompanhamento de processos existenciais que o materializam. Esta discussão permite-nos experimentar uma problematização da prática clínica e nos convoca à construção de uma prática ética de cultivo da dimensão pública de todo processo de saúde. Público, aqui pensado na inseparabilidade de três processos de produção: produção de saúde, subjetividade e territórios existenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Santana Vieira, Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, Macaé, RJ

Mestre em Psicologia e Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense (2009). Especialista em Transdisciplinaridade e Clínica pela Faculdade Saberes (2003) e Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Professora da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora em Macaé/RJ no curso de psicologia e Psicóloga da rede de saúde do município de Macaé no Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas (CAPS ad)/Area técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo. Experiência nas áreas clínica e organizacional.

Claudia Elizabeth Abbês Baeta Neves, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1991), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). É professora Associado III da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Departamento de Psicologia, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu - mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Análise Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, micropolítica, política pública de saúde, formação profissional em saúde e educação.

Downloads

Publicado

2017-04-28

Como Citar

VIEIRA, S. S.; BAETA NEVES, C. E. A. Cuidado em saúde no território na interface entre Saúde Mental e Estratégia de da Saúde Família. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 1, p. 24-33, 28 abr. 2017.

Edição

Seção

Artigos