Tecnogeografias: modulações nas ecologias e políticas cognitivas

Autores

  • Cleci Maraschin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Baum Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Teles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renata Roos Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, Faculdade Novo Hamburgo

Palavras-chave:

tecnogeografia, enação, jogo de localização, ecologias e políticas cognitivas

Resumo

Apresentamos uma pesquisa-intervenção concebida para analisar o jogo de localização “Um dia no Jardim Botânico”, projetado para ser jogado por crianças e adolescentes no Jardim Botânico de Porto Alegre. Usando o jogo como instrumento de pesquisa, investigamos as articulações e percepções que ele ofereceu aos jogadores durante a exploração do espaço híbrido Jardim-jogo. Consideramos o campo empírico da pesquisa como um espaço tecnogeográfico que se configura localmente e constitui planos de consistência para a existência de objetos e ações e suas relações que são, ao mesmo tempo, ficcionais e reais. Assim, seguimos os efeitos do jogo tomado como uma experiência programada que participa do modo como percepções e explorações ocorrem nesse espaço público; bem como as modulações nas políticas e ecologias cognitivas que daí emergem. As oficinas nos permitiram acompanhar o processo de reconfiguração da política cognitiva desse espaço e repensar o conceito de experiência programada nos jogos de localização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleci Maraschin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Realizei minha formação acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Em 1982 finalizei o Curso de Graduação em Psicologia e, em 1992, o Curso de Licenciatura em Psicologia. O Mestrado e o Doutorado em Educação foram concluídos respectivamente em 1987 e em 1995. Em 1991 ingressei como professora no Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS e, em 1997, nos Programas de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional e em Informática na Educação, nos quais sou docente e orientadora. Fui editora da Revista Psicologia e Sociedade da Associação Brasileira de Psicologia Social de 2002 até 2007. Exerci o cargo de Diretora do Instituto de Psicologia da UFRGS de 2006 até 2010. No ano de 2011 realizei um Pos-doutoramento na Universidade de Wisconsin-Madison/EUA. Desde meu mestrado, venho desenvolvendo estudos e pesquisas tomando como temática central os efeitos nas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas áreas da educação e da saúde na perspectiva da Psicologia Social.

Carlos Baum, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é bolsista capes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. , atuando principalmente nos seguintes temas: vídeo games, jogos eletrônicos, cognição inventiva e aprendizagem. Aprovado para o doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012)

Fernando Teles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011-2015). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Wisconsin-Madison, EUA durante o ano de 2013. Possui mestrado e graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2011). No ano de 2008 cursou um período letivo na New Mexico State University, EUA, como aluno de intercâmbio acadêmico. Atualmente dedica-se ao estudo dos jogos digitais na educação e desenvolve jogos de computador como instrumentos didáticos e de pesquisa. Tem experiência de pesquisa interdisciplinar em Inteligência Artificial, Inteligência Coletiva, Simulação de Sociedades Artificiais, Jogos Computacionais e Teoria Ator-Rede. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica de dois projetos de pesquisa ambos financiados pelo CNPq.

Renata Roos, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, Faculdade Novo Hamburgo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e, atualmente, é Doutoranda em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atuou como docente e coordenadora de curso da Faculdade - SETREM nos anos entre 2006 e 2009. Entre 2010 e 2012, esteve na coordenação da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade - IENH. Desde 2010, é docente e coordenadora do curso de Psicologia da IENH. Instituição onde também trabalha como Psicóloga Educacional desde 2010. Estuda temas relacionados à Educação, Subjetividade e Psicologia Social.

Referências

BAUM, C. Sobre video game e cognição Inventiva. 2012. Dissertação (Mestrado)__Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2012.

JUUL, J. Half-real: video games between real rules and fictional worlds. Cambridge: MIT, 2011.

JARDIM BOTÂNICO DE PORTO ALEGRE. Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Website institucional. Disponível em: <http://www.jb.fzb.rs.gov.br/>. Acesso em: 28 abr. 2014.

JARDIM BOTÂNICO DE PORTO ALEGRE. Verbete da Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Botânico_de_Porto_Alegre>. Acesso em: 28 abril 2014.

KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo ao estudo da cognição. Campinas, SP: Papirus, 1999.

KLOPFER, E. Augmented learning: research and design of mobile educational games. Cambridge, MA: MIT, 2008.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

LEMOS, A. Jogos móveis locativos: Cibercultura, espaço urbano e mídia locativa. Revista USP, São Paulo, n. 86, p. 54-65, jun./ago. 2010. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13813>. Acesso em: 14 dez. 2014.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

MARASCHIN, C.; AXT, M. O enigma da tecnologia na formação docente. RIBIE 98, CONGRESSO DA REDE

IBEROAMERICANA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 4., 1998, Brasília. Anais... Brasília: [s.n.], 1998. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/lelic/files_gerenciador_de_arquivos/artigo/1998/56/1373312925anais_de_congresso_o_enigma_da_tecnologia_na_formacao_docente.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2014.

MONT’ALVERNE, A. Jogos móveis de localização: uma proposta de classificação. Contemporânea, [online], v. 10, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/contemporanea/article/view/3033>. Acesso em: 14 dez. 2014.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 1997.

SATO, A. K. O; CARDOSO, M. V. Além do gênero: uma possibilidade para a classificação de jogos. In: SBGAMES’08: GAME & CULTURE TRACK, 7., 2008, Belo Horizonte. Proceedings… Belo Horizonte: [s.n.], 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/228877818_Alem_do_genero_uma_possibilidade_para_a_classificacao_de_jogos>. Acesso em: 12 dez. 2014.

SIMONDON, G. Du mode d’existence des objets techniques (1958). Paris: Aubier, 2008.

SIMONDON, G. Imaginación e invención. Buenos Aires: Cactus, 2013.

STENGERS, I. A invenção das ciências modernas. São Paulo, Ed. 34, 2002.

SQUIRE, K. From content to context: videogames as designed experience. Educational researcher, v. 35, n. 8, p. 19-29, 2006.

VARELA, F. Conhecer: introdução à ciência cognitiva. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

VARELA, F; THOMPSON, E; ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2016-11-06

Como Citar

MARASCHIN, C.; BAUM, C.; TELES, F.; ROOS, R. Tecnogeografias: modulações nas ecologias e políticas cognitivas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 2, p. 213-220, 6 nov. 2016.

Edição

Seção

Dossiê Territórios e Paisagens de subjetivação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)