Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas

Autores

  • Emellyne Lima de Medeiros Dias Lemos Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Nádia Maria Ribeiro Salomão Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Fabiola de Sousa Braz Aquino Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Cibele Shírley Agripino-Ramos Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Palavras-chave:

inclusão, autismo, concepções

Resumo

Este estudo objetivou analisar as concepções de pais e professores acerca da criança autista e do seu processo de inclusão escolar. Participaram seis professores de escolas regulares da cidade de João Pessoa-PB e oito pais de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Foram realizadas entrevistas, que foram gravadas e transcritas integralmente e os dados submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os pais demonstraram expectativas voltadas para a socialização e para aprendizagens acadêmicas, enquanto os professores mencionaram em suas estratégias a adoção de práticas mais voltadas à socialização. Destacou-se também que pais, à medida que acompanham o desenvolvimento de seus filhos, e professores, a partir do contato com crianças autistas, relataram ter expectativas mais positivas em relação a estas crianças. Conhecer as concepções de pais e professores é fundamental para promover a inclusão escolar de crianças autistas, que ocorre através da participação efetiva das duas partes.

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Biografia do Autor

Emellyne Lima de Medeiros Dias Lemos, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2006), Especialização em Psicopedagogia e em Saúde Mental com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento (em curso) e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo, inclusão e psicopedagogia

Nádia Maria Ribeiro Salomão, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1985), doutorado em Psicologia pela University of Manchester - Inglaterra (1996) e pós-doutorado pela University of North Carolina - EUA (2006). Atualmente é professora do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, desenvolvimento infantil, interação, interação mãe-criança e estilos linguísticos.

Fabiola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Doutorado em Psicologia Social (UFPB). Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social (UFPB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Interação social e Desenvolvimento Infantil. A partir de 2012, é membro do GT de Psicologia Escolar Educacional da ANPEPP. Tem experiência de ensino nas áreas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento, e Psicologia Escolar e Educacional. Realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: contextos de desenvolvimento e educação; interação social nos anos iniciais; formação e atuação do psicólogo escolar/educacional, e educação infantil.

Cibele Shírley Agripino-Ramos, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Possui graduação em Psicologia (2010) e mestrado em Psicologia Social (2013) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente cursa especialização em Saúde Mental com Ênfase em Transtornos do Espectro Autista pela Faculdade de Tecnologia Machado de Assis.

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Publicado

2017-02-11

Como Citar

LEMOS, E. L. DE M. D.; SALOMÃO, N. M. R.; BRAZ AQUINO, F. DE S.; AGRIPINO-RAMOS, C. S. Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 3, p. 351-361, 11 fev. 2017.

Edição

Seção

Artigos