Corpo, metamorfoses, cuidados: uma formação possível com profissionais de saúde

Autores

  • Thiago de Sousa Freitas Lima Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Tulio Alberto Martins de Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES
  • Marcia Oliveira Moraes Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2312

Palavras-chave:

formação em saúde, corpo, cuidado

Resumo

Este artigo apresenta proposta de intervenção no campo da formação em saúde denominada “clínica da metamorfose”. O campo para o estudo foi um grupo de pesquisa em saúde, vinculado a um Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, de uma universidade pública. Os participantes eram profissionais, estudantes e pesquisadores de diversas áreas da saúde. Foram utilizadas experimentações com movimentos de consciência corporal, diário de campo e relatos escritos pelos participantes após a vivência. O cultivo do material se deu a partir de uma política narrativa que articulou o diário de campo dos movimentos vivenciados com as falas e relatos dos participantes. A intervenção propiciou um espaço de reflexão que levou os participantes a relataram maior capacidade de atenção às suas relações cotidianas e de trabalho, aumento de sensibilidades e transformação de comportamentos padronizados em novas formas de se articular.

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Biografia do Autor

Thiago de Sousa Freitas Lima, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Possui  graduação  em  Psicologia  pela  Universidade  Federal  do  Espírito  Santo(2011), especialização em Análise Institucional,Esquizoanálise; Esquizodrama pelo Fundação Educacional Lucas  Machado(2013)  e  mestrado  em  Saúde  Coletiva  pela  Universidade  Federal  do  Espírito Santo(2014). Atualmente é Docente convidado da Universidade Federal do Espírito Santo, Tutoria a distância da Universidade Federal do Espírito Santo e Psicólogo Clínico. Tem experiência na área de Saúde Coletiva. Atuando principalmente nos seguintes temas:Corpo, Subjetividade, Saúde Coletiva

Tulio Alberto Martins de Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), especialista em Esquizoanálise e Esquizodrama pelo Instituto Felix Guattari de Belo Horizonte (2009), mestre em Saúde Pública (1991) e doutor em Saúde Pública (1997) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de Saúde nos Contextos Escolares, Análise Institucional, Esquizoanálise, Esquizodrama e Planejamento e Gestão em Saúde.

Marcia Oliveira Moraes, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Lancaster University (2009/2010). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu - mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas ligadas aos seguintes temas: epistemologia da psicologia, teoria ator-rede e os estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em suas interfaces com a psicologia, estudos da deficiência. Desde o ano de 2003 vem realizando pesquisas no campo da deficiência visual, fazendo uso de métodos e referenciais de investigação orientados pelos estudos CTS, em particular pela teoria ator-rede. É bolsista da Faperj / Cientista do Nosso Estado. Nas publicações científicas assina MARCIA MORAES. Email de contato : marciamoraes@id.uff.br

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

LIMA, T. DE S. F.; FIGUEIREDO, T. A. M. DE; MORAES, M. O. Corpo, metamorfoses, cuidados: uma formação possível com profissionais de saúde. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 183-190, 31 ago. 2017.

Edição

Seção

Dossiê Corporeidade