Lev Vigotski, a Revolução de Outubro e a questão judaica: o nascimento da teoria histórico-cultural no contexto revolucionário

Autores

  • Zoia Ribeiro Prestes Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Elizabeth Tunes Universidade de Brasília, Brasília, DF

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zoia Ribeiro Prestes, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Graduada em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou, Mestre em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou, Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. De 2004 a 2006, exerceu o cargo de professor assistente na Universidade de Brasília (UnB); de 2005 a 2007, exerceu o cargo de assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Integrou a equipe técnica da Coordenação Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação. Foi professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) (2010-2011) e hoje é professora colaboradora do curso de Pós-graduação em Psicologia do UniCEUB. Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Com experiência de pesquisa na área de Educação Infantil e da teoria histórico-cultural. Traduziu, do russo para o português, diversas obras literárias e técnico-científicas que foram publicadas no Brasil.

Elizabeth Tunes, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisador associado da Universidade de Brasília e professora do Centro Universitário de Brasília. Sua atividade de pesquisa focaliza, principalmente, os seguintes temas: conhecimento científico e conhecimento escolar, relação professor-aluno, aprendizagem e desenvolvimento, desenvolvimento psicológico atípico e deficiência mental, processos de escolarização e o significado social da escola.

Referências

BARTHOLO, R. Você e eu. Martin Buber – presença palavra. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

BARTHOLO, R.; TUNES, ELIZABETH; TACCA, M. C. V. R. Vygotsky's and Buber's Pedagogical Perspectives: Some Affinities. Educational Philosophy and Theory (Print) v. 42, p. 867-880, 2010.

BLANCK, G. Prefácio. Em Guillermo Blanck (Org.) Psicologia pedagógica – Liev Semionovich Vigotski – edição comentada. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003, p. 15-32.

DAVIDOV, V. V. Psirrologuitcheskaia nauka v SSSR. Jurnal Voprosi Prirrologuii, N 6. Moskva: 1982

PRESTES, Z. Guita Ivovna (sic) Vigodskaia (1925-2010), filha de Vigotski: entrevista. Cadernos de pesquisa (Fundação Carlos Chagas), vol. 40 n0 41, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25/11/2017

PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa – traduções de Lev Semionovitch no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SOBKIN, V. S. Vstupitelnaia statia. L. S. Vigotski i teatr: abris sotsioculturnogo konteksta. Em: VIGOSTKI, L. S. Polnoie sobranie sotchineni: v 16 t. Tom 1. Moskva: Lev', 2015

SOBKIN, V. S. & KLIMOVA, T.A. Lev Vigotski mejdu dvurh revoliutsii: k voprossu o polititcheskom samoopredelenii utchionogo. Em: Natsionalni psirrologuitcheski jurnal, N 3 (23). Moskva: Moskovski Gosudarstveni Universitet Lomonossova, 2016.

SOBKIN, V.S. As resenhas teatrais de L. S. Vigotski como início da concepção histórico-cultural. VERESK – Cadernos Acadêmicos Internacionais - Estudos sobre a perspectiva histórico-cultural. Brasília: UniCEUB, 2017, p.7-33.

TUNES, ELIZABETH; TACCA, M. C. V. R.; BARTHOLO, R. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), Fundação Carlos Chagas - SP, v. 35, n.126, p. 689-698, 2005.

TUNES, E. e BARTHOLO, R. Da constituição da consciência a uma psicologia ética: alteridade e zona de desenvolvimento proximal. Em Lívia M. Simão e Martínez, A.M. (Orgs.) O outro no desenvolvimento humano. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004, p.41-60.

VIGOSTKI, L. S. Psicologia concreta do homem. Educação e Sociedade, ano XXI, no 71, 2000, p. 27-28.

VIGOSTKI, L. S. Polnoie sobranie sotchineni: v 16 t. Tom 1. Moskva: Lev', 2015.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

PRESTES, Z. R.; TUNES, E. Lev Vigotski, a Revolução de Outubro e a questão judaica: o nascimento da teoria histórico-cultural no contexto revolucionário. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 3, p. 288-290, 26 dez. 2017.

Edição

Seção

Tradução

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)