Programa Nacional de Inclusão de Jovens: possibilidades e contribuições na perspectiva dos adolescentes participantes

Autores

  • Caroline Cristina de Arruda Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Ilana Lemos de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i1/1460

Palavras-chave:

Projovem Adolescente, juventude, políticas públicas.

Resumo

O presente estudo objetiva discutir o processo socioeducativo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, na modalidade Projovem Adolescente (PJA), utilizando como recorte a perspectiva dos adolescentes participantes da cidade de Natal/RN. Para tanto, foram realizados três grupos focais com adolescentes participantes. Os resultados trataram sobre: as concepções dos jovens sobre adolescência e juventude, a participação nas ações socioeducativas e as possibilidades e contribuições do PJA em seus contextos de vida. Verificou-se a importância de dar voz aos jovens participantes para proporcionar uma reflexão sobre o modo como as políticas públicas juvenis têm atingido seu público, considerando as questões e perspectivas apresentadas pelos jovens como ferramentas a serviço das juventudes na construção de políticas democráticas e efetivas.

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Biografia do Autor

Caroline Cristina de Arruda Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), graduação em Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é Coordenadora de Extensão do Campus Natal - Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: políticas sociais, políticas públicas; adolescentes e jovens; direitos humanos; e psicologia do trabalho e das organizações, com foco nos processos psicossociais relacionados ao trabalho.

Ilana Lemos de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado pelo programa integrado de pós-graduação em Psicologia Social da UFRN/UFPB , com período de estágio na Universidad Autônoma de Madrid. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN (CRDH/UFRN) e do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria social marxiana, políticas públicas, direitos humanos, infância e juventude em contextos de violência.

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Publicado

2018-01-18

Como Citar

CAMPOS, C. C. DE A.; PAIVA, I. L. DE. Programa Nacional de Inclusão de Jovens: possibilidades e contribuições na perspectiva dos adolescentes participantes. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 1, p. 22-29, 18 jan. 2018.

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