A emergência da reação estética da criança na atividade musical

Autores

  • Zoia Ribeiro Prestes Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Elizabeth Tunes Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Patrícia Pederiva Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Carla Terci Instituto de Educação Superior de Brasília, Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i1/1496

Palavras-chave:

reação estética, desenvolvimento, criança

Resumo

Com base na psicologia histórico-cultural, o presente projeto teve por objetivo estudar a emergência da reação estética na criança. Para tanto, foram realizadas sessões de audição musical dialogada com crianças na faixa etária dos sete aos doze anos de idade. Elas ouviam alguns trechos de composições musicais previamente escolhidos pelos pesquisadores e, em seguida, seu diálogo com eles foi gravado por meio de vídeos. Foram observadas suas reações (gestos, expressões e comentários), no decorrer da audição e, após, indagou-se se sentiram ou não alguma emoção e, em caso positivo, se conseguiam identificar quais foram as reações emocionais sentidas. Os dados obtidos foram analisados com vistas à descrição de suas reações e com base nos estudos da teoria histórico-cultural. Verificou-se, ao longo da análise dos resultados, que as sessões de audição musical dialogada mostram-se uma atividade adequada para o estudo da emergência da reação estético-musical na criança a partir de sete anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zoia Ribeiro Prestes, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Graduada em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou, Mestre em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou, Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. De 2004 a 2006, exerceu o cargo de professor assistente na Universidade de Brasília (UnB); de 2005 a 2007, exerceu o cargo de assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Integrou a equipe técnica da Coordenação Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação. Foi professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) (2010-2011) e hoje é professora colaboradora do curso de Pós-graduação em Psicologia do UniCEUB. Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Com experiência de pesquisa na área de Educação Infantil e da teoria histórico-cultural. Traduziu, do russo para o português, diversas obras literárias e técnico-científicas que foram publicadas no Brasil.

Elizabeth Tunes, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisador associado da Universidade de Brasília e professora do Centro Universitário de Brasília. Sua atividade de pesquisa focaliza, principalmente, os seguintes temas: conhecimento científico e conhecimento escolar, relação professor-aluno, aprendizagem e desenvolvimento, desenvolvimento psicológico atípico e deficiência mental, processos de escolarização e o significado social da escola.

Patrícia Pederiva, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1987); Especialização em Execução Musical pela Universidade de Brasília (2000); Mestrado em Educação (Ensino-aprendizagem) pela Universidade Católica de Brasília (2005); Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2009/ Escola, Aprendizagem e Trabalho Pedagógico); Pós-Doutorado no Departamiento de Psicologia Evolutiva y Educación de la Universidad Autónoma de Madrid, España; Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Professora do PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB na Linha de Pesquisa EAPS (Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade na Educação), no Eixo de Pesquisa de Processos de Escolarização; Coodenadora do GEPPE- Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas(Certificado pelo CNPq); Atuou como professora pesquisadora no Centro UnB Cerrado, da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás de 2015 à 2017; Estudiosa da Perspectiva Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski. Tutora do PET Educação da FE UnB ORCID https://orcid.org/0000-0003-4434-6671

Carla Terci, Instituto de Educação Superior de Brasília, Brasília, DF

Doutora (2016) e mestre (2010) em Educação pela Universidade de Brasília, graduada em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001) e em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (2015). Possui especialização em Farmácia Magistral e Cosmetologia pelo Instituto Brasileiro de Estudos Farmacêuticos (2006), licenciatura plena em Química pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da Universidade Católica de Brasília (2007). Atualmente é professora do curso de Estética e Cosmética do IESB.

Referências

BLACKING, J. Music, Culture and Experience: selected papers of John Blacking. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.

CARRASCO, N. Sygkronos: a formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera/FAPESP, 2003.

ELLIOT, D. Musical understanding, musical works and emotional expression: implication for education. In: LINES, D. (Ed.). Music education for the new millennium. Oxford: Blackwell, 2005. p. 91-102.

GREEN, L. Musical meaning and social reproduction: a case for retriaving autonomy. In: LINES, D. (Ed.). Music education for the new millennium. Oxford: Blackwell, 2005. p. 75-90.

HEGEL, F. Cursos de estética. São Paulo: EdUSP, 2002. v. 3.

MEYER, L. Emotion and meaning in music. Chicago: Chicago Press, 1984.

PEDERIVA, P. L. M.; TUNES, E. Da atividade musical e sua expressão psicológica. Curitiba: Appris/Prisma, 2013.

PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n56/0101-4358-er-56-00279.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2016.

PRESTES, Z. R.; TUNES, E. A trajetória de obras de Vigotski: um longo percurso até os originais. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n. 3, p. 327-340, jul./set. 2012. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000300003

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Psirrologuia razvitia rebionka. Tradução livre de Zoia Ribeiro Prestes. Moskva: Eksmo, 2004.

Downloads

Publicado

2018-01-18

Como Citar

PRESTES, Z. R.; TUNES, E.; PEDERIVA, P.; TERCI, C. A emergência da reação estética da criança na atividade musical. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 1, p. 46-57, 18 jan. 2018.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)