Infância, loucura e alteridade: a criança em devir

Magda Medianeira de Mello, Janaina Dorigo dos Santos

Resumo


O artigo tem como objetivo investigar a infância que é vivenciada por crianças em um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil - CAPSIJ, a partir da análise dos registros de uma experiência de estágio. Para tal, a metodologia utilizada foi o estudo de caso de um CAPSIJ. Traçando um retrato do CAPSij, foi possível evidenciar como se articula o serviço para propor intervenções com as crianças ali atendidas. Por meio da análise do relato das atividades desenvolvidas no local, do fluxo do serviço e do registro das interações com a equipe do local, percebeu-se um modo de cuidado peculiar e em constante construção, possibilitando formas de construção de subjetividade, bem como de apropriação de si mesmo. Diante do exposto no estudo de caso, foi possível concluir que há possibilidades de alteridade para a criança que frequenta o CAPSij desde que considerada a escuta e o devir-criança de cada profissional que atua serviço.


Palavras-chave


alteridade; criança; infância; loucura

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DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/5523

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