Entre clausuras, verdades e resistências: a produção do conhecimento acadêmico no contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i3/5627

Palavras-chave:

verdade, conhecimento, universidade

Resumo

Este estudo discute alguns elementos para se pensar as relações entre a produção do discurso acadêmico e o lugar da Universidade, a partir da problematização da episteme moderna e da produção da noção de ciência e de conhecimento científico. Para tanto, busca principalmente no pensamento foucaultiano subsídios para construir a noção de conhecimento científico como verdade sobre o mundo e a vida, produzidos em relações de poder e de força em disputa. Desta forma, disciplina e controle transversalizam a episteme moderna e se enraízam não só em manicômios e prisões, mas também em instituições de ensino formal, produzindo diferentes tipos de clausura. Se, nas sociedades disciplinares, a clausura se dava sobre o corpo, pode-se dizer que nas sociedades de controle o controle investido nos corpos faz com que esses reproduzam as mais diversas formas de clausura. Sustentar práticas de resistência a partir de reflexões éticas que enfrentem este enclausuramento afirma-se como uma necessidade do contemporâneo.

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Biografia do Autor

Diego Drescher de Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Psicólogo, graduado pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Atualmente cursando doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Tem experiência nas áreas da Psicologia Social, Análise Institucional, Acompanhamento Terapêutico, Educação Popular, Segurança Pública, Desinstitucionalização, Clínica Ampliada, Filosofia da Diferença.

Jaqueline Tittoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Realizou estágio de pós-doutorado no master em Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (2005-2006) Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, subjetividade, saúde mental e fotografia.

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

CASTRO, D. D. DE; TITTONI, J. Entre clausuras, verdades e resistências: a produção do conhecimento acadêmico no contemporâneo. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. 3, p. 298-304, 31 out. 2019.

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