Audisservação (a transpoética da cor e da forma do som)

Autores

  • Celso Ramos Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.v1i1.30297

Palavras-chave:

audisservação, transpoética, sonoridades, arte

Resumo

O presente trabalho é resultado do processo de concepção e execução do projeto artístico-prático “Audisservação” para a disciplina “Transpoética da cor e da forma”, do curso de Mestrado em Ciência da Arte, ministrada pelo Prof. Dr. Luciano Vinhosa. A proposta apresentada é fruto, também, de observações do ambiente sonoro, feitas pelo autor e amadurecidas, ao longo do curso, a partir de comentários tanto do próprio professor como de comentários da classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Ramos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Professor do Conservatório de Música de Niteròi, leciona flauta transversa no curso livre e Formas e Expressões Artísticas e Filosofia da Educação no Curso Superior. É graduado em Educação Artística com Habilitação em Música - Conservatório de Música de Niteroi (2006). Mestrando em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense como bolsista pela CAPES.

Referências

ALDRICH,Virgil C. Filosofia da arte. Rio de Janeiro: Ed. Zahar,1976.

BARTHES, Roland.O óbvio e obtuso. São Paulo: Nova Fronteira, 2005.

BOULEZ,Pierre. A música hoje. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1986.

DEWEY, John. A arte como experiência”. São Paulo: Abril Cultural, 1934.

ECO, Umbreto. Obra aberta. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1976.

HANSLICK, Eduard. Do belo musical. Campinas: Ed. da UNICAMP,1992.

IAZZETA, Fernando. Música: processo e dinâmica. São Paulo: Annablume, 1993.

LANGER, Susanne K. Filosofia em nova chave. São Paulo: Ed. Perspectiva,1917.

MORAES, J. Jota de. O que é música. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989.

Downloads

Edição

Seção

Artigos