A maquiagem teatral e as diversas possibilidades do rosto cênico

Autores

  • Renata Cardoso da Silva Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.v1i1.30307

Palavras-chave:

maquiagem, rosto cênico, teatro

Resumo

De onde se parte, na tentativa de revelar ao espectador quem é aquele ser que se apresenta? Com que outras informações o rosto cênico se comunica? Essas e outras questões permeiam o universo do maquiador teatral. De certo, existem inúmeros pontos de partida, e só se conhece o caminho ao caminhar. Sempre há o inesperado, o controverso, a dúvida. Sempre a busca, o encontro, o desfecho. Partindo do pressuposto de que um rosto pode ser visto de diversas formas, exponho aqui a visão particular de alguns filósofos e artistas, como uma tentativa de situar a importância da face no reconhecimento dos personagens, e na criação de sistemas significantes, tarefa na qual a maquiagem teatral afirma seu valor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cardoso da Silva, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Mestre em Artes Cênicas; professora de Indumentária e Maquiagem da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia <renatacs@gmail.com>

Referências

BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. 2 ed. São Paulo: DIFEL, 1986.

BRAHNAM, Sheryl. Creating physical personalities for agents with faces. Proceedings of the Second UM2001 Workshop on Attitudes, Personality and Emotions in User-Adapted Interactions. Germany: Sonthofen, 2001.

CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Tradução: Alba Olmi. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

COREY, Irene. The face is a canvas. The design and technique of theatrical makeup. Kentucky: Anchorage Press, 1990.

DELEUZE, Guilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúci Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1996. V. 3.

MASON, Malia; CLOUTIER, Jasmin; MACRAE, C. Neil. On construing others: category and stereotype activation from facial cues. Social Cognition, nº 24, 2006. Disponível em <http://barlab.mgh.harvard.edu>. Acesso em: 26 jul 2007.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Editora SENAC São Paulo: Editora Marca d’água, 1996.

Downloads

Edição

Seção

Artigos