A Presença dos Objetos: A Vespa

Sheila Dain

Resumo


Os objetos que hoje nos rodeiam e constituem a realidade material são, em sua maioria, produtos da indústria e, em grande parte, resultados de um projeto racional de design. São tantos e estamos tão habituados com sua companhia que, frequentemente, nossa atitude diante deles é de indiferente distração. Escolhê-los como objeto de reflexão implicaria em tirá-los da invisibilidade resultante dessa indiferença e tentar perceber de que maneira o fenômeno de sua presença interfere na existência das pessoas, afetando as consciências e inscrevendo-se na cultura. Encaro esse texto como um pequeno exercício de apreciação e reflexão fenomenológica a respeito de um desses objetos, a motoneta tipo Vespa, e, para tanto, parto do cruzamento de diversos fatores: a grande empatia que sinto como observadora de sua circulação pela cidade; relatos de usuários nos sites de seu imenso fã-clube; a minha experiência direta como carona; sua presença marcante em alguns filmes e, também, do conhecimento do seu papel na história, desde quando surge no mundo, onde extrapola, rapidamente, os limites de sua objetividade e passa a integrar o universo subjetivo.


Palavras-chave


fenomelogia; design; história

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Referências


ARGAN, Giulio Carlo. A Era do Funcionalismo. In: Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

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TAMBINI, Michael. O Design do século. São Paulo: Editora Ática, 1997.

Filmes:

A princesa e o Plebeu (Roman Holiday). Dir.: William Wyler, 1953. EUA.

Caro Diário. Dir.: Nanni Moretti, 1993. Itália.

La Dolce Vita. Dir.: Federico Fellini, 1960. Itália.




DOI: https://doi.org/10.22409/gambiarra.v1i1.30310

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ISSN 1984-4565