A Presença dos Objetos: A Vespa

Autores

  • Sheila Dain Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.v1i1.30310

Palavras-chave:

fenomelogia, design, história

Resumo

Os objetos que hoje nos rodeiam e constituem a realidade material são, em sua maioria, produtos da indústria e, em grande parte, resultados de um projeto racional de design. São tantos e estamos tão habituados com sua companhia que, frequentemente, nossa atitude diante deles é de indiferente distração. Escolhê-los como objeto de reflexão implicaria em tirá-los da invisibilidade resultante dessa indiferença e tentar perceber de que maneira o fenômeno de sua presença interfere na existência das pessoas, afetando as consciências e inscrevendo-se na cultura. Encaro esse texto como um pequeno exercício de apreciação e reflexão fenomenológica a respeito de um desses objetos, a motoneta tipo Vespa, e, para tanto, parto do cruzamento de diversos fatores: a grande empatia que sinto como observadora de sua circulação pela cidade; relatos de usuários nos sites de seu imenso fã-clube; a minha experiência direta como carona; sua presença marcante em alguns filmes e, também, do conhecimento do seu papel na história, desde quando surge no mundo, onde extrapola, rapidamente, os limites de sua objetividade e passa a integrar o universo subjetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Dain, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ; mestra e doutoranda em Design pela PUC-Rio; professora adjunta do Departamento de Artes e Design e do Curso de Arquitetura, ambos na PUC-Rio

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. A Era do Funcionalismo. In: Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ARGAN, Giulio Carlo. O Design dos italianos e A crise do Design. In: História da arte como história da cidade. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1984.

MERLEAU-PONTY, M. O Visível e o invisível. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.

MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. In: Merleau-Ponty. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores, 1984.

TAMBINI, Michael. O Design do século. São Paulo: Editora Ática, 1997.

Filmes:

A princesa e o Plebeu (Roman Holiday). Dir.: William Wyler, 1953. EUA.

Caro Diário. Dir.: Nanni Moretti, 1993. Itália.

La Dolce Vita. Dir.: Federico Fellini, 1960. Itália.

Downloads

Edição

Seção

Artigos