A encenação no âmbito social: imagens, narrativas e personagens

Autores

  • Victor Hugo Neves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.v2i2.30741

Palavras-chave:

imagens, narrativas, dança de São Gonçalo

Resumo

A pesquisa apresentada neste trabalho busca investigar a partir da abordagem visual o contexto de algumas relações que se estabelecem entre pesquisadores e pesquisados no âmbito social, através da influência do suporte fotográfico, propondo, com isso, um requinte na observação e análise das imagens obtidas. Para tanto optamos, aqui, por examinar as fotografias (datadas de 2009) que retratem a realização da Dança de São Gonçalo de Amarante encenada no povoado quilombola denominado Mussuca, localizado na cidade de Laranjeiras (SE) e seus representantes: são gonçalistas, devotos, moradores da região, pesquisadores e turistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASLAN, Odette. O Ator no Século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.

BARTHES, Roland. A Câmera Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

CUPERTINO, Katya. Nas Entrelinhas da Expressão. Belo Horizonte: Cuatiara, 2006.

LANGER, Susanne. Ensaios Filosóficos. São Paulo: Editora Cultrix, 1962.

MATTA, Roberto Da. Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

NEIVA JR, Eduardo. A Imagem. São Paulo: Ática, 1994.

PRICE, Sally. Arte Primitiva em Centros Civilizados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

ROCHA, Eduardo Imagem e Cultura Popular: Uma Abordagem Fotográfica Documental. In.: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares. Vol 1, n. 1, 2004, p. 33-41.

Downloads

Edição

Seção

Artigos