Visão de corpo Matrix nas criações coreográficas

Autores

  • Luciane Moreau Coccaro

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.v2i2.30747

Palavras-chave:

criação artística, representações de corpo, dança contemporânea

Resumo

O presente estudo tem como foco de análise as criações artísticas na cena contemporânea, relativizando as representações de corpo, arte e dança, nos discursos e nas práticas de estudantes de Dança da UFRJ. O corpo e a criação artística na dança contemporânea se constituem no tema desse estudo numa abordagem antropológica. Num estudo sobre a criação artística, e as representações de corpo na dança contemporânea, é fundamental perceber os padrões de corpo ideal valorizados em nossa sociedade. Essas visões hegemônicas de corpo nos colocam numa Matrix de culto ao corpo e parecem ter se transformado na regra social atual. Como artistas da dança se relacionam com essa visão de corpo da Matrix?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBA, Eugenio. A arte secreta do ato: Dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: UNICAMP, 1995.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CSORDAS, T. A & CASTILHO, S. Imagem corporal nos transtornos alimentares: Instrumento de avaliação: “Body Shape questionnaire.” In: Psiquiatria Biológica 2 (I): 17-21, 1994.

DANTAS, Mônica. O Enigma do Movimento. Porto Alegre, RS: UFRGS, 1999.

FISCHLER, Claude. Obeso benigno, obeso maligno. In: Políticas do corpo. SANTANNA, Denise Bernuzzi de. São Paulo, Estação Liberdade, 1995b.

GIL, José. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.

GOLDENBERG, Mirian & RAMOS, Marcelo Silva. A civilização das formas: o corpo como valor. In: O nu e o vestido. Dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2002.

GOLDENBERG, Mirian & RAMOS, Marcelo Silva. O corpo como capital. Rio de Janeiro: Estação das Letras, 2007.

KATZ, Helena & GREINER, Christine. A natureza cultural do corpo. In: Lições de Dança 3. RJ:UniverCidade, 2001.

MAUSS, Marcel. As técnicas Corporais. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins fontes, 1999.

STRAZZACAPPA, Marcia. A dança e a formação do artista. In: Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.

VICTORA, Ceres Gomes. As imagens do corpo: representações do aparelho reprodutor feminino. In: O corpo e Significado. LEAL, Ondina Fachel, Porto Alegre: UFRGS, 1995.

Downloads

Edição

Seção

Artigos