Eu Venho Perdendo Você: O Desaparecimento nos Vídeos- Performance “Madimoizele Gessyu – Sorte” e “Single Man Dances to Single Ladies”

Autores

  • Aroldo Santos Fernandes Júnior

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.0404.15-21

Palavras-chave:

artes cênicas, vídeo/performance, desaparecimento, deslocamento, escrita performativa

Resumo

A proposta deste artigo é dialogar com as intervenções que possibilitam o avanço transdisciplinar ou mesmo pós-disciplinar que atravessam vários gêneros cênicos, no entendimento, na construção e na desconstrução do objeto e do sujeito que o olha e, com isso, confrontar as noções de performance com o lugar do visível. Escolho para essa análise as vídeo-performances “Single Man Dances to Single Ladies” e “Madimoizele Gessyu – Sorte”, disponibilizados no site da internet youtube.com. O objetivo é suscitar questões relativas à presença / ausência, ao rastro/desaparecimento e à memória no estudo das vídeo-performances de produção doméstica.  Utilizo a ferramenta metodológica da Escrita Performativa, que desenvolve a compreensão dos conhecimentos, das subjetividades e das intervenções cênicas e sociais produzidas acerca desses vídeo-performances para criar um texto de cunho evocativo, metonímico, subjetivo, nervoso e citatório. Tomo por base a ideia de uma escrita para o esquecimento a uma escrita para a preservação, assim evoco o deslocamento da imagem já deslocada da performace ao vivo para vídeo, para uma re(a)presentação textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aroldo Santos Fernandes Júnior

Mestrando em Corpo (e)m Performance pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA, com Bolsa CNPq. Professor do DCHL – Departamento de Ciências Humanas e Letras – Colegiado de Artes da UESB. Coreógrafo, Performer e Co-diretor Artístico do Grupo HIS – Contemporâneo de Dança.

Referências

ARAÚJO, Gessé; TRIPODI, Yuri. Madimoizele Gessyu – Sorte. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8y3-ryu_GM4. Acesso em: 29 de maio. 2010.

BACHELARD, Gaston. Intimate Immensity. In: The Poetics of Space. Boston, Beacon Press, 1994, p. 183-210.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BAUDRILLARD, Jean. A Arte da Desaparição. Tradução de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/N-Imagem, 1997.

BAUDRILLARD, Jean. The Perfect Crime. Translated by Chris Turner. New York & London: Verso, 1996.

DIDI-HUBERMAN. O que vemos, o que nos olha. Trad. de Paulo Neves. São Paulo, Editora 34, 1998, p.77.

GILPIN, Heidi. Lifelessness in movement, or how do the dead move? Tracing displacement and disappearance for movement performance. In: Foster, Susan Leigh. (Org.), Corporealities: Dancing Knowledge, Culture and power. New York, Routledge, 1996, p.106-128.

GONÇALVES, Fernando. Performance: um fenômeno de arte – corpo – comunicação. Logos 20: Corpo arte e comunicação. Rio de Janeiro, ano 11, no. 20, p. 76 – 95, 1º. Semestre de 2004.

LEPECKI, André. Introduction: Presence and Body in Dance and Performance Theory. In: Of the presence of the body: essays on dance and performance theory. Middletown, CT Wesleyan University Press,

, p. 1-9.

LOPES, Denílson. O Terceiro Manifesto Camp. In: O Homem que amava rapazes e outros ensaios. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2002, p. 89-120.

MATERNO, Angela. O olho e a Névoa: considerações sobre a teoria do teatro. Sala Preta. São Paulo, Dep. de Artes Cênicas da ECA/USP, n.2, 2000, p. 31-41.

MERCADO, Shane. Single Man dances to Single Ladies. Disponível em: http://www.you-tube.com/watch?v=SGemjUvafBw. Acesso em: 29 de maio. 2010.

NESS, Sally Ann. Dancing in the field: notes from memory. In: Foster, Susan Leigh. (Org.), Corporealities: Dancing Knowledge, Culture and power. New York, Routledge, 1996, p. 129 – 154.

PASSOS, F. A. de P. What a Drag! Etnografia, Performance e Transformismo. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de

Dança. Universidade Federal da Bahia, 2004.

PHELAN, Peggy. Uncovered Rectums: Disinterring the Rose Theatre. In: Mourning Sex: Performing public memories. London & New York, Routledge, 1997, p.73 – 94.

PHELAN, Peggy. On Seeing the Invisible: Marina Abramovic’s, The House with the Ocean View. In: Live: Art and Performance. New York & London, 2004, p. 16 – 26.

PHELAN, Peggy. The Ontology of Performance: representation without reproduction. In: Unmarked: The Politics of Performance.

New York & London, Routledge, 1993, p.146– 166.

POLLOCK, Della. Performing Writing. In: The Ends of Performance. PHELAN, Peggy; LANE, Jill (orgs.) New York & London, New York University Press, 1998, p. 73 – 103.

Downloads

Edição

Seção

Artigos