Ver o Próprio Corpo Vendo

Autores

  • Cristiane Carneiro da Cunha Geraldelli

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.0505.15-22

Palavras-chave:

espectador, corpo, percepção, ver, sublime

Resumo

Partindo da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, o texto explora situações  em  que  o  corpo  do  espectador  é  percebido  mais  do  que  apenas parte  da  experiência  com  a  obra  de  arte,  assumindo  papel  central  dentro das  proposições  analisadas  que  atuam  como  dispositivos  autorreflexivos deste  sujeito  que  vê.  O  deslocamento  mental  que  o  corpo  percebe  e realiza  nas  proposições  mais  atuais  traz  como  herança  as  estratégias apresentadas  no  romantismo  alemão  do  século  XIX,  afirmando  este  ato de  ver  e,  principalmente,  de  ver-se  vendo  como  percepção  ampliada  de  si.

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Biografia do Autor

Cristiane Carneiro da Cunha Geraldelli

Artista-Pesquisadora e Mestre em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - EBA-UFRJ

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