Corpo Território do Limiar: Incorporação/Desincorporação

Viviane Brito

Resumo


O artigo em questão é fruto da observação participante no ritual Tambor de  Salva,  festividade  realizada  em  julho  de  2012,  no  terreiro  Abassá  de Yansã e Obaluaye, casa de tradição do Tambor de Mina, no bairro da Posse, Nova  Iguaçu,  Rio  de  Janeiro.  O  estudo  se  detém  na  espetacularidade  do corpo, nas ações rituais que envolvem valores ético-estéticos associados ao comportamento social e religioso desses atores sociais. Do ponto de vista das artes cênicas, área na qual atuo, o interesse pela dimensão performática do ritual do Tambor de Mina está no “estado-de-cena” das mulheres envolvidas na  religiosidade  após  a  dinâmica  de  “Incorporação  e  Desincorporação”.

Palavras-chave


corpo paradoxal; espetacularidade; ritual; incorporação; desincorporação

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. Raisons Pratiques. Sur la théorie de l’action. Paris: Seuil, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. Campinas, SP: Papirus, 1989.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Memória do Sagrado. Estudos de religião e ritual. São Paulo: Paulinas, 1985.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Sacerdotes de Viola: rituais religiosos do catolicismo popular em São Paulo e Minas Gerais. Petrópolis: Vozes, 1980.

FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: O Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetições e transformações. São Paulo: Hucitec, 2000.

FERRACINI, Renato. Café com Queijo: Corpos em Criação. Campinas, SP: [s.n] 2004.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. São Paulo: Edições Graal,1979.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GIL, José. Movimento Total. Iluminuras. São Paulo, Iluminuras, 2004.

GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance – São Paulo, Perspectiva, 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro, DP&A, 2006.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

SILVA, Renata de Lima. Mandinga da rua: a construção do corpo cênico a partir de elementos da cultura popular urbana. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes, Campinas, SP, 2004.

TURNER, Victor W. O Processo Ritual. Petrópolis: Ed. Vozes, 1974.




DOI: https://doi.org/10.22409/gambiarra.0505.41-47

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-4565