A criação em contato com o sensível: a prática do Contato Improvisação para além do desenvolvimento de competências técnicas necessárias ao ator

Autores

  • Marcia Berselli

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.0606.71-83

Palavras-chave:

contato, processo de criação, competências técnicas, Contato Improvisação

Resumo

Qual o papel das competências técnicas no processo de criação cênica? Como ir além da técnica, como encontrar outros elementos que propiciem a emergência de novos espaços no processo de criação? Partindo destas inquietações e de diversas outras sobre competências técnicas e processo de criação, nos propomos pensar a prática e o estudo de princípios do Contato Improvisação como possibilidade de emergência de aspectos do sensível na criação do ator. Tencionando uma não separação entre desenvolvimento de competências técnicas e o processo de criação, dialogamos com Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski iniciando um pensamento que passeia entre rigor e espontaneidade, apontando para a noção de contato como emergência do sensível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBRIGHT, Ann Cooper. Caindo na memória. In: ISAACSSON, Marta (Org.); MASSA, Clóvis Dias; SPRITZER, Mirna; SILVA, Suzane Weber da. Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Porto Alegre: AGE, p. 49-67, 2013.

ALBRIGHT, Ann Cooper. Movendo-se através da diferença: dança e deficiência. Cena: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, n. 12, 2012.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

GROTOWSKI, Jerzy. Exercícios. In: FLASZEN, L.; POLLASTRELLI, C. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969: Textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. São Paulo: Perspectiva, 2010.

JOHNSTON, June. Interview with Steve Paxton by June Johnston. In: Contact Improvisation Source Book: Collected Writings and Graphics from Contact Quaterly Dance Journal. Massachusetts: Contact Editions, 1997.

LIMA, Tatiana Motta. Conter o incontível: apontamentos sobre os conceitos de “estrutura” e “espontaneidade” em Grotowski. Sala Preta: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. São Paulo, n. 5, 2005.

NEDER, Fernando. Steve Paxton. O Percevejo Online. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 2010.

PAXTON, Steve. Solo Dancing. In: Contact Improvisation Source Book: Collected Writings and Graphics from Contact Quaterly Dance Journal. Massachusetts: Contact Editions, 1997.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

STANISLAVSKI, Constantin. Minha vida na arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

SUQUET, Annie. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: CORBIN, Alain; COURTINE, J. Jaque; VINGARELLO, Gedges. História do Corpo, 3: as mutações do olhar. O século XX. Rio de Janeiro: Vozes, 2008, p. 509-540.

Downloads

Edição

Seção

Artigos