O público-participante na obra de Tino Sehgal

Autores

  • Miriam Maria Vieira Martins

DOI:

https://doi.org/10.22409/gambiarra.0607.41-57

Palavras-chave:

sociologia interpretativa, hábitos, performance, Tino Sehgal, Essas Associações

Resumo

Este artigo investiga a performance conectada aos hábitos do público e dos participantes presentes na obra seminal do artista britânico Tino Sehgal, considerando o trabalho Essas Associações realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, de 12 de março a 21 de abril do ano de 2014, na cidade do Rio de Janeiro. Com base em experiências da própria autora, uma das participantes da obra, aliadas a considerações que permeiam o estudo da sociologia na arte, o presente trabalho pretende explorar os potentes e intensos encontros da obra do artista entre os integrantes e os visitantes, e de que forma isso se relaciona com a sociologia interpretativa na arte contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

BISHOP, Claire. No Pictures, Please: Claire Bishop on the Art of Tino Sehgal. Artforum International, 2005.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

CUMMING, L. Tino Sehgal: These Associations – Review. The Observer, Londres, 29 jul. 2012. Disponível em: <http://www.theguardian.com/artanddesign/2012/jul/29/tino-sehgal-these-associations-review>. Acesso em: 30 jun. 2014.

DABUL, Lígia. Conversas em Exposição: sentidos da arte no contato com ela. Arte & Ensaios, ano 15, n. 17, p. 55-63, 2008.

DABUL, Lígia. Museus de Grandes Novidades: Centro Culturais e seu Público. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n. 29, p. 257-278, 2008.

ESTARQUE, M. Exposição de Tino Sehgal surpreende visitantes na Pinacoteca de São Paulo. Deutsche Welle, São Paulo, 24 mar. 2014. Disponível em: <http://www.dw.de/exposi%C3%A7%C3%A3o-de-tino-sehgal-surpreende-visitantes-na-pinacoteca-de-s%C3%A3o-paulo/a-17516246>. Acesso em: 30 jun. 2014.

FROSSARD, B. Os bastidores da seleção para ‘Essas associações’, de Tino Sehgal. Extra, Rio de Janeiro, 27 fev. 2014. Disponível em: <http://extra.globo.com/tv-e-lazer/os-bastidores-da-selecao-para-essas-associacoes-de-tino-sehgal-11727420.html>. Acesso em: 30 jun. 2014.

FURLANETO, A. Tino Sehgal traz ao Rio sua arte de encontros e desencontros. O Globo, Rio de Janeiro, 27 fev. 2014. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/tino-sehgal-traz-ao-rio-sua-arte-de-encontros-desencontros-11725289>. Acesso em: 30 jun. 2014.

GEERTZ, Clifford. O Saber Local: Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Editora Vozes, p. 142-181, 1999.

GRIFFIN, Tim. Tino Sehgal an Interview. Artforum International, 2005.

HEIDEGGER, Martin. Discourse on Thinking. Nova York: Harper & Row, 1996.

MARTÍ, S. Mal me conheço, diz artista famoso por perturbar rotina de museus. Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 fev. 2014. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/02/1418444-sou-um-porco-diz-artista-famoso-por-perturbar-rotina-de-museus.shtml>. Acesso em: 30 jun. 2014.

SEHGAL, Tino. Essas Associações. Rio de Janeiro: Centro Cultural do Banco do Brasil, 2014. Disponível em: <http://culturabancodobrasil.com.br/portal/essas-associacoes-tino-sehgal/>. Acesso em: 30 jun. 2014.

Downloads

Edição

Seção

Artigos