Sem título, sem som, sem controle

Caroline Alciones de Oliveira Leite

Resumo


A partir da performance Untitled, 2003, da artista Andrea Fraser, esta pesquisa investiga o quanto as questões da arte e da sociologia da arte podem se entrelaçar
na composição de um trabalho de arte de crítica institucional. Para tanto, investigamos as condições nas quais o trabalho se deu, buscando sublinhar não somente aquilo que o consenso ou o dissenso do mundo da arte teria a afiançar a respeito do trabalho, mas levando em consideração como atores institucionais externos ao mundo da arte podem responder quando confrontados com um trabalho como Untitled.

Palavras-chave


crítica institucional; mundo da arte; performance; Andrea Fraser

Texto completo:

PDF

Referências


BECKER, Howard. Art Worlds. Berkeley: University of California Press, 1997.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Zouk, 2003.

CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DANTO, Arthur C. Beyond the Brillo Box: The Visual Arts in Post-Historical Perspective. Nova York: Farrar Straus Giroux, 1992.

ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013.

FRASER, Andrea. Museum Highlights: the Writings of Andrea Fraser. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2005.

FRASER, Andrea; BAJO, Delia; CAREY, Brainard. Conversation: Andrea Fraser. The Brooklyn Rail: Critical Perspectives on Arts, Politics, and Culture. Nova York, 1 out. 2004. Disponível em: < www.brooklynrail.org/2004/10/art/andrea-fraser> Acesso em: 28 jul. 2014.

HEINICH, Nathalie. Para acabar com a discussão sobre arte contemporânea. In: BUENO, Maria Lúcia; CAMARGO, Luiz Octávio de Lima (Org.). Cultura e consumo: estilos de vida na contemporaneidade. São Paulo: Senac, 2012.

KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Arte & Ensaios, ano 15, n. 17, p. 167-187, 2008 [1997].

SMITH, Terry. ?Qué es el arte contemporáneo? Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2012.

TREBAY, Guy. Sex, Art and Videotape. The New York Times. Nova York, 13 jun. 2004. Disponível em: www.nytimes.com/2004/06/13/magazine/13ENCOUNTER.html. Acesso em: 28 jul. 2014.




DOI: https://doi.org/10.22409/gambiarra.0607.59-73

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-4565