As tentativas de reformulação da Bienal de São Paulo pós-boicote

Verena Carla Pereira, José Eduardo Ribeiro de Paiva

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar algumas das tentativas de reformulação da Bienal de São Paulo. A mostra, criada em 1951 por Francisco Matarazzo Sobrinho, ao longo de sua história atravessou diversos períodos de tremores e de instabilidade, tanto em termos artísticos quanto administrativos. Este texto destaca o início dos anos 1970, quando visando se reerguer após o forte abalo causado pelo massivo boicote à sua 10ª edição, surge na Bienal a urgência de uma reformulação de seu modelo. A inspiração para este artigo está no projeto de Doutorado da autora, financiado pela FAPESP, cuja pesquisa pretende analisar a gestão das artes visuais através da Bienal de São Paulo.

Palavras-chave


Bienal de São Paulo; bienal do boicote; artes visuais

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Referências


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REVISTA USP: Revista da Superintendência de Comunicação Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, n. 52, dez. jan. fev. 2001-2002.




DOI: https://doi.org/10.22409/gambiarra.0607.75-86

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ISSN 1984-4565