A Geografia do Vinho / The Geography of Wine, de Brian J. Sommers

Adilson Camacho

Resumo


O texto que ora se apresenta é resumo de um diálogo com o trabalho de Brian J. Sommers com base tanto no que encontrei de muito positivo, e que reafirmo, quanto no que identifiquei como falta, caminhos e raciocínios supostos pelo que foi posto, propiciando a maior das ousadias cabíveis ao leitor: realizar sucessivas sínteses implicadas no texto sob controle muito relativo de autor e leitor; tudo, apenas possível por que o texto foi escrito, e publicado. Caminhamos pelas informações gerais sobre o autor e seu livro, seguimos por brevíssimos comentários dos dezoito capítulos, procurando um lugar para concluir.


Palavras-chave


Geografia Geral, Geografia cultural, Terroir, Geografia econômica, Epistemologia

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Referências


JOHNSON, Hugh e ROBINSON, Jancis . Atlas mundial do vinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

STEVENSON, Tom. The New Sotheby’s Wine Encyclopedia London: Dorling Kindersley Limited, 2005.

BECKET Neil (e prefaciado por Hugh Johnson). 1001 vinhos para beber antes de morrer. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

SILVA, A. C. A aparência, o ser e a forma. (geografia e método). GEOgraphia. Ano II, No 3, 2000. (7-25).




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.21.a12823

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