Os mortos estão voltando...: o sentimento de lugar e a perspectiva da experiência em "A história dos aparecidos", de Mia Couto / The deads are coming back...: the feeling of place and the perspective of the experience in "A história dos aparecidos", by...

Márcia Manir Miguel Feitosa

Resumo


objetiva-se nesse artigo a análise de um dos contos do escritor moçambicano Mia Couto que integram o livro Vozes anoitecidas, publicado em 1986 e considerada a obra inaugural da extensa produção ficcional do autor. A abordagem tem como foco a perspectiva do espaço, visto sob o viés da Geografia Humanista Cultural, em que pese a interrelação entre espaço geográfico, representação literária e paisagem. Tais reflexões serão desenvolvidas à luz dos postulados teóricos de Yi-Fu Tuan e Eric Dardel, no que tange à expressão da ideia de lugar ora sob o prisma da experiência, ora sob o da existência, respectivamente. 


Palavras-chave


Literatura, Lugar, Identidade

Texto completo:

PDF

Referências


AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 7ª ed. Trad. de Maria Lúcia Ferreira. Campinas, SP: Papirus, 2008.

BESSE, Jean-Marc. Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. Trad. de Vladimir Bartalini. São Paulo: Perspectiva, 2006.

COUTO, Mia. Vozes anoitecidas. 7ª ed. Lisboa: Editorial Caminho, 2002.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Hozer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

HOLZER, Werther. A geografia humanista: uma revisão. Espaço e cultura – edição comemorativa (1993-2008). Rio de Janeiro: UERJ, NEPEC, p. 137-147, 2008.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Trad. de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MATUSSE, Gilberto. A construção da imagem de moçambicanidade em José Craveirinha, Mia Couto e UngulaniBa Ka Khosa. Maputo: Livraria Universitária – Universidade Eduardo Mondlane, 1998.

SANTILLI, Maria Aparecida. O fazer-crer, nas histórias de Mia Couto. Via atlântica. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo, n. 3, p. 98-109, 1999.

TUAN, Yi-Fu. Place: an experiential perspective. Geographical review. Vol. 65, n. 2, p. 151-165, 1975.

_______. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1980.

_______. Geografia humanística. Perspectivas da Geografia. CHRISTOFOLETTI, Antônio (org.). São Paulo: DIFEL, p. 143-164, 1982.

_______. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad. de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

VERÍSSIMO, Érico. Incidente em Antares. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.31.a12829

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Geograficidade

 

 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.