Os mortos estão voltando...: o sentimento de lugar e a perspectiva da experiência em "A história dos aparecidos", de Mia Couto / The deads are coming back...: the feeling of place and the perspective of the experience in "A história dos aparecidos", by...

Márcia Manir Miguel Feitosa

Resumo


objetiva-se nesse artigo a análise de um dos contos do escritor moçambicano Mia Couto que integram o livro Vozes anoitecidas, publicado em 1986 e considerada a obra inaugural da extensa produção ficcional do autor. A abordagem tem como foco a perspectiva do espaço, visto sob o viés da Geografia Humanista Cultural, em que pese a interrelação entre espaço geográfico, representação literária e paisagem. Tais reflexões serão desenvolvidas à luz dos postulados teóricos de Yi-Fu Tuan e Eric Dardel, no que tange à expressão da ideia de lugar ora sob o prisma da experiência, ora sob o da existência, respectivamente. 


Palavras-chave


Literatura, Lugar, Identidade

Texto completo:

PDF

Referências


AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 7ª ed. Trad. de Maria Lúcia Ferreira. Campinas, SP: Papirus, 2008.

BESSE, Jean-Marc. Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. Trad. de Vladimir Bartalini. São Paulo: Perspectiva, 2006.

COUTO, Mia. Vozes anoitecidas. 7ª ed. Lisboa: Editorial Caminho, 2002.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Hozer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

HOLZER, Werther. A geografia humanista: uma revisão. Espaço e cultura – edição comemorativa (1993-2008). Rio de Janeiro: UERJ, NEPEC, p. 137-147, 2008.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Trad. de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MATUSSE, Gilberto. A construção da imagem de moçambicanidade em José Craveirinha, Mia Couto e UngulaniBa Ka Khosa. Maputo: Livraria Universitária – Universidade Eduardo Mondlane, 1998.

SANTILLI, Maria Aparecida. O fazer-crer, nas histórias de Mia Couto. Via atlântica. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo, n. 3, p. 98-109, 1999.

TUAN, Yi-Fu. Place: an experiential perspective. Geographical review. Vol. 65, n. 2, p. 151-165, 1975.

_______. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1980.

_______. Geografia humanística. Perspectivas da Geografia. CHRISTOFOLETTI, Antônio (org.). São Paulo: DIFEL, p. 143-164, 1982.

_______. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad. de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

VERÍSSIMO, Érico. Incidente em Antares. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.31.a12829

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.