‘Geografando’ práticas juvenis que (de)marcam a metrópole: uma questão de currículo escolar? / ‘Spatializing’ youth practices of marking the city: a school curriculum issue?

Autores

  • Elisabete Maria Garbin Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Departamento de Ensino e Currículo Programa de Pós-Graduação em Educação Núcelo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade/Neccso
  • Ivaine Maria Tonini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12834

Palavras-chave:

cultura, identidade, escola, práticas juvenis, lugar.

Resumo

Busca-se problematizar como determinadas práticas culturais exercidas por sujeitos jovens nas fendas e na pele das cidades podem produzir múltiplos [e provisórios] pertencimentos identitários.São tematizados grafites e pichações que vestem as ruas e paredes de Porto Alegre/RS e em que medida elas nos fazem refletir sobre ‘outros’ modos de ‘ser’ e ‘estar’ jovem nas metrópoles, ‘vestidas’ com suas marcas, de seus tempos, de seus pensamentos. Tais culturas contribuem para os nomadismos e flutuações, também para a ‘lugarização’ dos espaços, que movimentam uma espécie de rede de relações de toda ordem. Mostrar que os jovens possuem culturas próprias, e que estas precisam ser compreendidas pelos professores possibilita maior significações na ensinagem. Práticas pedagógicas que enfocam as diversas formas de manifestação juvenil e suas peculiaridades, trazem subsídios para que possa haver uma aproximação maior com o mundo dos sujeitos jovens, da escola, bem como o ensino da geografia.

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Biografia do Autor

Ivaine Maria Tonini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profa. Dept. Ensino e Curriculo, FACED e Programa de Posgraduacao em Geografia

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Publicado

2012-08-17

Como Citar

Garbin, E. M., & Tonini, I. M. (2012). ‘Geografando’ práticas juvenis que (de)marcam a metrópole: uma questão de currículo escolar? / ‘Spatializing’ youth practices of marking the city: a school curriculum issue?. Geograficidade, 2(Especial), 8-18. https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12834