A literatura como potência problematizadora do lugar: imagens projetadas pelas crianças / Literature as a potential questioning strategy of place: images designed by children

Rosângela Veiga Julio Ferreira, Jeniffer de Souza Faria

Resumo


O objetivo deste texto é o de problematizar o processo de apropriação da ideia de lugar por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, através do trabalho com a literatura. O desafio foi o de compreender, a partir dos sentidos por eles atribuídos, reflexos e refrações do tema discutido, no percurso empreendido por uma joaninha, ao descrever o caminho para que um menino chegasse a sua casa. Os pontos de referência constituíram-se em elementos encadeadores das discussões sobre localização, o que nos permitiu pensar essas âncoras do ensino de Geografia, a partir de seus usos, suas funções e seus efeitos, para o indivíduo e para a sociedade, em situações de interação. As fontes que alimentaram as análises foram consubstanciadas pelas colocações orais em articulação com os desenhos e respectivas legendas explicativas. Munidos desse corpus discursivo, narramos trajetórias instituídas, atentos às configurações que se desenharam nos e pelos espaços de experiências das crianças, possibilitando diálogos na dobra das imagens.


Palavras-chave


Lugar; Literatura; Crianças; Imagens;

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Valéria Trevizani B. de (Con.). Proposta Curricular Geografia. Juiz de Fora: PMJF/SE - Documento Preliminar. 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) História e Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC SEF, 2000.

CHARTIER, Roger. A História Cultural- entre práticas e representações.1990.

FERREIRA, Rosângela Veiga Júlio. No veio da esperança a essência etérea da criança diversa na escola: o jogo inquieto do discurso jornalístico de Cecília Meireles (1930-1933). 252f. Dissertação de Mestrado: Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2007.

FREIRE, Norma. ZIROTTI, Claudio. A casa da Joaninha. São Paulo: Berlendis e Vertecchia.

HASSLER, Márcio Luís. Contribuição geográfica para o estudo do lugar. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 08, número 16, p.157-165, mai/ago 2009. Disponível em: Acesso em: 10 fev 2012.

MIRANDA, Sônia Regina. Sob o signo da memória: cultura escolar, saberes docentes e história ensinada. São Paulo: Editora UNESP; Juiz de Fora: EDUJF, 2007.

OLIVEIRA Jr., Wenceslao Machado. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. In: ______. Dossiê a Educação pelas imagens e suas geografias. Pro-Posições, Capinas, v. 20, n 3 (60), p.17-28, set./dez. 2009.

PEREIRA, Valéria C. R. PONCIANO, Nilton. Partilhar o saber: formar o leitor: conversas entre a escrita, a história, narrativas e leituras na perspectiva da cultura. Dourados: UFGD, 2011.

ZAMBONI, Ernesta. FONSECA, Selva Guimarães. Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações. Cadernos Cedes 82, 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. p.339-353.




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12835

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.