Novas cartografias on line, arte contemporânea e outras geografias / New Online Cartographies, Contemporary Art and Other Geographies

Ana Gabriela Leirias

Resumo


Práticas cartográficas recentes têm privilegiado aspectos processuais e relacionais em sua elaboração. são formas de representação do espaço que consideram aspectos simbólicos, subjetivos, imaterais e poéticos. Tais práticas são evidências da relação dos sujeitos e da experiência destes no/do espaço. No contexto da arte contemporânea as cartografias que queremos tratar se utilizam das novas tecnologias (como as mídias locativas) e do suporte da internet para documentar, desenvolver e divulgar suas ações. Consideramos as práticas artísticas como ações que partem do espaço e o modificam, já que as cartografias não só representam como criam um território. Todo mapa é uma reterritorialização. Pretendemos refletir as apropriações tecnológicas na criação de cartografias, visando outra representação do espaço para além da hegemônica, propondo novas cartografias, novos mapas contemporâneos.


Palavras-chave


cartografias, espaço, arte contemporânea, arte em mídias digitais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2012.20.a12843

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Geograficidade

 

 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.